O que é retenção de líquidos?

Por:

Pode ser provocada por vários fatores e até mesmo por uma alimentação inadequada.

Retenção de líquidos é o inchaço que ocorre no corpo provocado pelo acúmulo de líquidos. Geralmente acontece inchaço nas pernas no final do dia que podem ser visualizadas através de marcas de pressão das meias ou dos sapatos ou dos próprios dedos.

O que é retenção de líquidos?

Este inchaço acontece através de um líquido que sai dos vasos sanguíneos e segue no tecido subcutâneo. Muitas vezes ocorre com as mulheres uma vez por mês antes da menstruação e até mesmo pelo uso de sal em excesso. As vezes a pessoa pode adquirir dois quilos só com a retenção de líquidos.

Quando ocorre no período menstrual não tem motivo de preocupação, porém se persistir deve-se procurar ajuda do especialista, que é o endocrinologista, pois pode ser um problema renal, cardíaco, hormonal ou vascular.

A retenção de líquidos pode ser ocasionada por variações de pressão sanguínea, quantidade de proteínas no sangue, por força da gravidade ou sedentarismo. Também por problemas renais, cardíacos ou hepáticos, uso de medicamentos, como alguns anti-hipertensivos. Acontece nas pernas e nas costas de quem precisa ficar deitado por muito tempo.

Também existem outros fatores que estão relacionados a alimentação como por exemplo carboidratos simples, massas, pães e doces feitos com farinha branca, e o açúcar. Estes alimentos possuem muita insulina e demoram para ser absorvidos pelo organismo, então retém sal é água.

O diagnóstico é realizado através de avaliação médica e também por exames de sangue para verificar a quantidade de sais e proteínas, o médico poderá solicitar exames para avaliar a situação cardíaca, hepática, renal, imunológica e tireoidiana.

Qualquer sinal de retenção de líquido deve-se procurar ajuda médica, principalmente quando os pés incharem muito no final do dia, amanhecer com o rosto inchado ou o inchaço surgir depois de usar um remédio novo.

Existem algumas dicas que podem ajudar a evitar o inchaço provocado pela retenção de líquidos como por exemplo evitar usar roupas muito apertadas, pois elas pressionam as veias e não deixam retornar o venoso do sangue, não ficar parado por muitas horas e praticar atividade física, temperar os pratos com limão, ervas e pouco sal. Uma dica de receita é misturar água-de-coco com 1/2 pepino ou 1/2 cenoura, para hidratar e acabar com as toxinas do organismo. Uma outra opção para eliminar as toxinas é a drenagem linfática.

O melhor é sempre procurar ajuda médica pois pode ser muito perigoso se automedicar principalmente usando diuréticos, isto pode prejudicar o funcionamento dos rins.

Deixe uma resposta