Artes e Cultura

O que é Revolução Farroupilha?

A Revolução Farroupilha ou Guerra dos Farrapos aconteceu no Rio Grande do Sul e foi a mais longa revolta brasileira, durou 10 anos de 20 de setembro de 1835 a 1845.

Publicidade

A briga começou em 1821 quando o governo central cobrava taxas pesadas para os produtos rio-grandenses, como charques, erva-mate, couros. Na década de 30 aumentou as taxas de importação do sal, além disso as tropas que lutavam na guerra eram gaúchas e o comandante era do centro do país. Outro fator que desencadeou a guerra foi o entrada do charque e do couro de outros países com preços baixos, com isso dificultava o comércio no sul.

Em 1836 cansado com o descaso do Governo, um grupo liderado por Bento Gonçalves exigiu a renúncia do presidente da província do Rio Grande do Sul. Os chimangos invadiram a cidade de Porto Alegre e como vitória conseguiram fundar a República de Piratini ou República Rio-Grandense. Com o sucesso destas tropas, surgiram outras lideranças em Santa Catarina comandados por Guiseppe Garibaldi e David Canabarro, fundando então a República Juliana.

Publicidade

Bento continuava a dar apoio aos amigos uruguaios mas quando chamado ao Rio de Janeiro para dar explicação saiu ainda vitorioso. Conseguiu com o regente padre Feijó que também defendia as mesmas ideias assumir a presidência da República Rio-Grandense. Em 1837 Bento Gonçalves conseguiu fugir da prisão.

Em 1845 cansado de tanto lutar, os farroupilhas concordaram com o acordo de Duque de Caxias e a Guerra dos Farrapos acabou.

Publicidade

Deixe uma resposta