Governo e Política

O que é Revolução Francesa?

A Revolução Francesa iniciou-se em 1789, quando a população conseguiu enfim derrubar do poder a nobreza que governava o país. Com a revolução a burguesia conseguiu entrar no poder e com isso deu esperança a todos aqueles cidadãos considerados oprimidos.

Publicidade

Esta revolução iniciou-se quando o rei Luís XVI quis implantar um projeto que tinha como objetivo abafar todo o sentimento de revolta que os cidadãos estavam demonstrando ter. Porém o resultado foi diferente do esperado, pois o parlamento, ou seja, os Estados Gerais acabaram tomando o poder, invadindo assim a Fortaleza da Bastilha, em Paris. No ano de 1792 a França então conseguiu tornar-se uma república, e no ano seguinte houve uma contra-revolução, onde o rei Luís XVI acabou sendo executado. A partir daí houve o período do terror, que teve fim apenas em 1799 quando Napoleão Bonaparte consegue por fim derrubar o diretório e assuma então o poder.

As mulheres da França na época não tinham o poder de votar e muito menos podiam participar do governo, porém elas tiveram uma grande importância durante a Revolução Francesa. Uma mulher chamada Mariane, revolucionária, acabou se tornando símbolo nacional, e sua fotografia acabou ilustrando até o novo calendário que foi implantado no país a partir de 21 de Setembro de 1791.

Publicidade

Sans-Culottes era o apelido dos revolucionários, que significava “sem calças”. Este apelido foi dado pelos aristocratas, que o utilizavam para zombar dos revolucionários. Apesar dos trajes simples, os cidadãos que participaram da revolução adotaram esse apelido e passaram então a simbolizar a nova ordem social da França.

No ano de 1973, um advogado chamado Robespierre tentou tomar algumas medidas importantes para preservar a Revolução Francesa, porém sem sucesso acabou sendo executado também, no período do terror, movimento cujo próprio ajudou a implantar na França.

Publicidade

Deixe uma resposta