Saúde e Bem Estar

O que é rinite alérgica?

Rinite alérgica é uma inflamação das mucosas do nariz. É bem parecida com um resfriado que demora para melhorar. A pessoa espirra várias vezes, o nariz fica escorrendo e entupido e com coceira, pode apresentar dor de cabeça, olhos ardentes e lacrimejantes e tosse irritativa.

Publicidade

A rinite é causada pela poeira e locais úmidos que apresentam mofo, também desencadeada por pólens. Ela ataca o ano inteiro, mas é no inverno que ela é mais intensa, pois ar seco aumenta a poluição ressecando a mucosa nasal.

Segundo pesquisas, esta doença pode atingir uma em cada cinco pessoas e não tem cura, mas se for tratada, os sintomas podem ser amenizados. O melhor remédio ainda é a prevenção, que dever ser: evitar a poeira em casa, deixar os ambientes arejados e não utilizar tapetes, cortinas de tecidos, bichos de pelúcia e também lavar as roupas de inverno antes de usá-las, pois os ácaros e fungos se escondem nestes objetos, usar edredons para dormir. Evitar animais com pelos, tintas, desinfetantes, pois eles podem agravar a doença. A prática de esportes é indicada nestes casos, como natação e caminhada que melhoraram a respiração.

Publicidade

Além da prevenção são utilizados medicamentos como descongestionantes, anti-histamínicos e corticosteroides que devem ser usados com orientação médica. Existem também vacinas antialérgicas, porém o tratamento é longo.

A criança pode herdar esta característica se os país também forem alérgicos, mas ela pode desenvolver mesmo não tendo casos na família. Se a rinite não for tratada pode causar roncos, otite, sinusites e asma.

Publicidade

Deixe uma resposta