Ecologia e Meio Ambiente

O que é Rio?

Rio é um curso d´água onde se faz a drenagem natural das terras emersas. Com a ação de suas águas, os rios construíram planícies bastante férteis, que nos dias de hoje são densamente povoadas. Porém podem acabar provocando a erosão do solo, e suas enchentes também podem causar grandes catástrofes.

Publicidade

O rio e seus afluentes formam o sistema fluvial ou bacia hidrográfica. Temos como exemplo a Bacia Platina, que é toda região banhada pelo conjunto dos rios Paraná, Paraguai, Uruguai e seus respectivos afluentes. A sua área total é de 4.000.000 km².

Os rios podem nascer nas montanhas, de onde as águas oriundas de fontes e chuvas ou da fusão do gelo descem pela encosta, ou também podem nascer de certos tipos de lagos, que são verdadeiras nascentes. Há aqueles rios que nascem de simples córregos e vão se acumulando aos poucos e acabam se transformando em cursos d´água de proporções consideráveis.

Publicidade

É denominado regime de um rio as variações que sofrem entre seu nível mais alto e o seu nível mais baixo, entre as cargas e as descargas, pois toda carga recebida é descarregada em outro rio, mar ou oceano e em lagos.

Quando as rochas de um determinado local não são muito resistentes, a erosão fluvial pode chegar a escavar profundas gargantas nesse local.

Há três períodos vitais que os rios apresentam, a juventude, a maturidade e a velhice. Durante a juventude o rio escava o seu leito, já na segunda fase ele se adapta as condições do declive e atinge o máximo de sua profundidade. E na terceira fase, a velhice, a sua força está menor, fazendo mais curvas,acaba ficando mais largo e perdendo sua profundidade, as suas margens acabam desbarrancando-se formando o assoreamento, e obstrui-se o aluviamento, podendo acabar por fim desaparecendo.

Publicidade

Deixe uma resposta