Saúde e Bem Estar

O que é risoterapia?

Risoterapia ou terapia do riso é uma tratamento baseado no sorriso espontâneo. Esta terapia busca desenvolver a criança interior, o sucesso emocional e a diminuir a pressão do dia a dia.

Publicidade

Foi registrado nos anos 60 a recuperação de um paciente que estava com uma doença degenerativa e ele fazia a terapia do riso. Nesta mesma época o Hunter ?Patch? Adams, desenvolvia o grupo dos Doutores da Alegria onde levavam aos hospitais e escolas o humor com o objetivo de curar os pacientes.

Também já foi comprovado que pacientes com câncer que tem bom-humor e fé conseguem melhorar de forma mais rápida.

Publicidade

O riso envia ao cérebro um comando para produzir endorfina. Esta substância tem efeito analgésico parecido com a morfina, mas muito mais poderoso. Assim quanto mais energia tiver no riso mais saúde traz ao organismo e produz mais endorfinas trazendo um sentimento de paz e tranquilidade.

Também é importante lembrar que bons pensamentos, bons sentimentos, boas lembranças, pensamentos positivos também ajudam a produzir endorfina e com isso prevenir várias doenças.

O riso faz acelerar o ritmo cardíaco e consequentemente circular mais sangue pelo organismo, oxigenando os tecidos e evitando adoecer. Também ajuda a fazer uma limpeza nos pulmões tirando substâncias que fazem mal, diminui a pressão arterial, diminui os hormônios que causam estresse. Enfim traz uma série de benefícios para a pessoa que vale a pena tentar, pode-se começar vivendo com entusiamo, rir sempre que puder, praticar o bem, valorizar-se. Procurar sempre ter qualidade de vida, fazer atividades que gosta e trazem prazer, como ler um bom livro, apreciar a natureza, conversar sobre assuntos alegres e até mesmo contar piadas, assistir ao bom filme, brincar com os filhos, passear com a família, entre outras coisas que nos trazem felicidade.

Publicidade

Deixe uma resposta