Ecologia e Meio Ambiente

O que é rizoma?

Tem a função de proteger e nutrir as plantas, mas o termo também é usado na filosofia.

Rizoma é um tipo de caule que aparece em algumas plantas. Ele é cilíndrico, cresce na forma horizontal e de forma subterrânea ou superficial, paralelo ao solo.
O caule possui folhas modificadas que são chamadas de catáfilos. Estes servem para proteger o broto da planta que ainda não germinaram. Ele pode ser extenso e parecido com um arame ou curto e que fica invisível.

Publicidade

Os rizomas apresentam ramificações e possuem algumas partes aéreas é o que ocorre com as bananeiras.

Possuem gemas em sua extensão e para produzir mudas é necessário cortar um pedaço do rizoma que possua pelo menos duas gemas.

Publicidade

Para plantar é necessário forrar o fundo do vaso com pedras, depois colocar areia e terra vegetal e reguar mas não deve encharcar a terra.

Exemplo de plantas com rizomas são bastão-do-imperador, gengibre, íris, alpínias, strelitzia, espada-de-São-Jorge, bananeira e lírio-da-paz, possuem folhas escamosas e raízes.

A grama, o bambu e a cana de açúcar também são plantas rizomáticas e fazem parte da família das gramíneas (Gramineae). Estas possuem 9 mil espécies serdo a maior família do planeta.

Algumas gramas crescem para os lados, outras abaixo ou acima do solo. As gramas utilizam estolhos e rizomas para se propagar . O estolho ou rizoma nutre a grama e assim ela pode sobreviver.

A batata-inglesa apresenta o caule subterrâneo que forma tubérculos que são as batatas. O rizoma na maioria as vezes são as plantas ornamentais e possuem substâncias nutritivas para as plantas. As vezes ocorre um acúmulo de substâncias nutritivas e que se chamam tubérculo que é o caso das batatas inglesas. Também tem a função de órgão reprodutor vegetativo ou assexuada de várias plantas ornamentais. Protegem as plantas pois formam uma rede que dão resistência a elas, também permitindo ocupar um local mais amplo.

A raiz e o rizoma são parecidos com comprimento e espessura que variam e ficam duros quando secam. São de cor amarela clara a castanha ou negra, por dentro é amarela clara e no seu exterior é marrom.

Rizoma também é usado na filosofia e foi criado em 1980 pelos filósofos Gilles Deleuze e Félix Guattari para representar um sistema aberto onde os conceitos não são oferecidos. prontos, é necessário inventar a arte e a ciência, também nunca se conclui e está sempre no meio. Porém existe o lado oculto, embaixo da terra e invisível é então feito uma comparação com o significado da palavra rizoma da biologia.

Publicidade

Deixe uma resposta