Curiosidades

O que é Rotary?

Conheça mais sobre esta entidade presente em 200 países.

Rotary é uma organização de clubes que foi fundada em 1905 em Chicago por Paul P. Harris, um advogado norte-americano. Atualmente o Rotary é composto por 33.000 clubes que formam a Rotary International, estando em 200 países.

Publicidade

rotary

Na época, Harris se reuniu com mais três amigos com a ideia de dividir os conhecimentos que cada um tinha sobre sua área e logo após isso, decidiram prestar assistência a quem necessitava, utilizando estes conhecimentos. Essas reuniões ocorriam cada vez na residência de um dos membro, como um rodízio, dando origem ao nome Rotary.

Os rotarianos

Os participantes deste clube são chamados de rotarianos e formam uma rede mundial possuindo em torno de 1,2 milhoes de líderes de negócios ou pessoas de alta influência executiva em suas empresas ou comunidade. Essas pessoas dedicam seu tempo e talento para servir comunidades em todo o mundo.

Publicidade

A ideia central do Rotary é servir a comunidade, fazendo trabalhos voluntários que ajudem o próximo. O Rotary é composto por líderes profissionais.

Quem pode ser membro

Para participar do clube é preciso ser convidado por alguém que já é membro do Rotary, pois o clube funciona por afiliação. Além disso, para ser um membro é preciso ter uma excelente reputação pessoal, ser bem sucedido na área em que atua profissionalmente, ter ocupado posição de líder comunitário ou ainda uma função executiva em sua empresa.

O Rotary está aberto a qualquer pessoa, independente de sua cultura, crença ou raça. A organização não segue uma religião determinada nem está ligada a nenhuma associação política. Até 1989 a participação era exclusiva a homens, mas hoje é grande a participação feminina, principalmente pelo fato das mulheres terem crescido no mercado de trabalho e ganhado funções de destaque na comunidade.

Responsabilidades

As reuniões ocorrem semanalmente e uma das responsabilidades dos associados é manter uma frequência regular, participando das atividades desenvolvidas pelo seu clube e sempre procurar promover a participação de novos membros.

Uma das grandes metas do Rotary é erradicar a poliomielite do mundo, além de cuidar do bem estar das crianças, diminuindo o analfabetismo e a fome.

Prova Quádrupla

Outra questão importante do Rotary está ligado à ética e para isso todo membro do Rotary deve seguir a “Prova Quádrupla” que irá verificar suas intenções pessoais. Esta prova foi criada em 1932 por Herbert J. Taylor, que foi presidente da Rotary Internacional.

Esta prova se baseia em decorar e aplicar 4 questões em todos os seus atos. As questões são:

É a VERDADE?
É JUSTO para todos os interessados?
Criará BOA VONTADE e MELHORES AMIZADES?
Será BENÉFICO para todos os interessados?

Publicidade

Deixe uma resposta