O que é rotavírus?

Por: Adriano Barreto

Descubra o que é este vírus, qual a causa e como prevenir.

Rotavírus é um tipo de vírus em formato de roda, daí a origem do seu nome, e é considerado o principal causador de diarreia grave em crianças menores de 5 anos. O contágio em geral se dá no local em que a criança transita, como escolinhas e creches. Como o rotavírus é transmitido através das fezes da pessoa infectada, as crianças nessa faixa etária são frequentemente afetadas pelo fato de estarem em constante contato com as fraldas e com a boca. Os cuidadores das crianças também podem ser responsáveis por esta transmissão quando não fazem a lavagem das mãos de forma adequada no momento da troca de fraldas.

O que é rotavírus?

Vírus contagioso

O rotavírus é altamente contagioso e é responsável por 800 mil mortes de crianças no mundo anualmente. 25% dos óbitos por doenças diarreicas são originadas pelo rotavírus. Em números globais, 6% de todos óbitos de crianças inferiores a 5 anos se devem ao rotavírus.

Características da doença

A principal característica do rotavírus é a diarreia e a mais preocupante também, mas em geral vem acompanhado de dor de estômago e vômitos que podem durar até 8 dias. Tosse, corrimento nasal e febre também podem acompanhar o quadro.

O primeiro ponto a observar quando o vírus se aloja, é com relação a desidratação, que age muito rapidamente em crianças. Quando a infecção progride para uma desidratação grave, a criança necessita de hospitalização para receber soro intravenoso.

Em casos de desidratação leve causada pelo rotavírus, a criança pode ser medicada em casa com soro caseiro. Refrigerantes e sucos de frutas devem ser evitados, pois podem agravar a diarreia. Junto a isso, deve-se administrar uma refeição leve e caso a criança volte a apresentar sinais de desidratação, um médico deverá ser consultado.

A prevenção

Crianças mexem em qualquer coisa e é difícil manter o controle sobre elas. Mesmo em ambientes muito limpos, os vírus estão espalhados. É fundamental que os pais estejam constantemente prevenindo o contato à vírus e bactérias através da lavagem das mãos, esse é o principal fator preventivo desta doença.

É importante deixar claro que não é apenas as crianças que estão expostas a esse tipo de doença. Muitos adultos são acometidos anualmente pelo rotavírus, principalmente pelo fato desse vírus poder infectar mais de uma vez nosso organismo. Como existem mais de um sorotipo do rotavírus, não quer dizer que você estará imune só pelo fato de já ter se contaminado uma vez. Mas é claro que o primeiro contato será sempre mais grave.

Deixe uma resposta