O que é roteiro?

Por: Adriano Barreto

Roteiro é um guia que irá definir as cenas, os diálogos e os personagens que farão parte de um filme ou de uma peça teatral.

Roteiro é a forma na qual um espetáculo, como uma peça de teatro ou um filme de cinema pode ser transcrito para o papel. Estes roteiros são escritos pelo profissional chamado de roteirista. O roteiro vai ter a íntegra da peça ou filme, com todos os diálogos, cenas, personagens e ações que eles irão realizar durante o filme.

O que é roteiro?

Componentes de um roteiro

Um roteiro é composto principalmente por dois itens: ação e diálogo. A ação descreve toda a cena, como a localização, o que os personagens irão fazer, como irão interagir e o tipo de ação que terá na cena. Já o diálogo vai transcrever literalmente tudo o que os personagens irão falar.

O que leva um roteiro a ser bom

A qualidade de um roteiro está muito ligada à capacidade do roteirista. Um roteiro é bom quando a história por ele criada é convincente e tenha lógica. A criação de personagens cativantes e originais irão atrair o público. Outro fator que pode influenciar um roteiro em filme é a sua viabilidade. Não adianta o roteiro envolver uma superprodução onde não haverá recursos para replicar aquilo que foi escrito.

Por que é preciso ter um roteiro?

Com o roteiro em mãos os produtores saberão quantos atores será preciso contratar, o tipo de roupa que serão utilizadas, o local onde o filme será rodado, entre outras informações necessárias para a execução do filme.

Roteiro original e adaptado

Quando se trata de cinema, podemos classificar o roteiro de duas formas: original ou adaptado. No primeiro caso, como o nome já indica, o roteiro, a sua história e seus personagens são completamente originais e novos. Já no roteiro adaptado, se pega uma história já existente, como um livro que já foi escrito e se transcreve essa história para o cinema.

Roteiro é um guia

Em Portugal roteiro significa “guião” e essa é uma tradução bem colocada, afinal o roteiro é um guia para que os diretores, produtores e principalmente atores saibam como agir durante as cenas.

O roteiro é um guia das cenas, ações e diálogos que irão ocorrer no filme. Neste guia será definido a ordem das cenas, a sequência lógica do filme, o que deve vir primeiro e as próximas sequências que deverão acontecer.

O papel do roteirista

A grande função do roteirista é saber colocar cada coisa no seu lugar de forma que o público entenda a história que está sendo contada.

Pode-se dizer que o roteirista possui todo o poder nas mãos, pois é ele que vai decidir a hora que o público vai chorar, a hora que o público vai morrer de rir e até mesmo a hora que a bomba vai explodir.

Deixe uma resposta