Curiosidades

O que é RPG?

A RPG – reeducação postural global – é uma técnica fisioterápica desenvolvida na França, na década de 1950.

A reeducação postural global foi desenvolvida por Phillipe Souchard, a partir do trabalho de Françoise Mezières e de pesquisas em biomecânica e física. A técnica utiliza ajustes posturais para reorganizar os segmentos do corpo, alongando o tecido muscular, permitindo a reorganização de miofibrilas (organelas que preenchem o citoplasma das células musculares) e o equilíbrio dos músculos que mantêm a postura.

Publicidade

A RPG promove a liberação das fáscias (grupos de músculos envolvidos por tecido fibroso) com a aplicação da fluagem. É a técnica mais adequada para a correção de alterações corporais; com ela, os técnicos corrigem deformidades da coluna vertebral, melhorando a qualidade de vida dos pacientes. A RPG é uma especialidade da fisioterapia.

O tratamento tem início com uma avaliação das desarmonias do corpo, identificando os grupos musculares responsáveis pelas alterações. O terapeuta dá comandos verbais para que o paciente realinhe as vértebras e músculos e, quando necessário, manipula o corpo desorganizado (especialmente coluna, braços e pernas), para o doente perceber o que está errado. A melhora da postura é obtida com a alteração da imagem corporal.

Publicidade

No método, o fisioterapeuta identifica o comprometimento da cadeia muscular a que o segmento doente pertence e, com isto, corrige o problema. A RPG pode ser utilizada também em tratamentos estéticos: abdômen saliente e culotes nos quadris podem ser devidos à má postura física. Os procedimentos pós-operatórios em casos de lipoaspiração e próteses mamárias são beneficiados pela técnica.

As principais indicações da RPG

O tratamento é feito uma ou duas vezes por semana e é indicado para dores na coluna, desvios posturais (cifose, lordose, escoliose), dores musculares, lesões por esforço repetitivo (LER), tendinites, pé chato e hiperarqueado e hérnias de disco.

Também é utilizado como auxiliar para tratar cefaleias, obesidade, bronquite e recuperação pós-parto. O tratamento é sempre indolor.

A coluna vertebral é formada por 33 vértebras empilhadas. É um milagre anatômico: precisa manter o equilíbrio, sustentar o peso da parte superior do corpo (e de tudo o que os braços carregarem), além de virar-se para os lados e agachar-se. O modo de andar do ser humano, perfeitamente bípede, com a coluna ereta, favoreceu o desenvolvimento da inteligência (com a coordenação de olhos e mãos), mas ainda é prejudicial à coluna. Por isto, os problemas de postura são muito comuns.

As manipulações são realizadas com o apoio de exercícios respiratórios específicos, já que o diafragma (músculo entre o tórax e abdômen) está envolvido em vários desvios e deformidades posturais. A RPG pode ser empregada isoladamente ou em conjunto com a quiropraxia (massagem manual) e osteopatia (tratamento ortopédico sem cirurgias nem medicamentos).

Publicidade

Deixe uma resposta