Tecnologia e Internet

O que é RSS?

“Descubra o que é um feed rss, qual sua função, como funciona e como ele facilita seu dia a dia”.

RSS significa “Really Simple Syndication” ou ainda “Rich Site Summary”. É uma maneira fácil de distribuir uma lista de notícias ou atualizações de conteúdo, como blogs, a um grande número de pessoas. Existem programas de computador que organizam estas manchetes e mostram elas de forma clara e sucinta.

Publicidade

O RSS está voltado para aquelas pessoas que se interessam por muito sites de notícias e que disponibilizam vários conteúdos que mudam constantemente e de forma imprevisível. Sites de jornais, portais de notícias, comunidades na internet, fórum e blogs são exemplos de sites que se atualizam dinamicamente. Imagine você visitar cada site para saber se houve atualização. Com o RSS você pode verificar todos de forma agregada, sabendo imediatamente quando uma nova notícia ou conteúdo surgir, podendo até mesmo receber avisos via email a cada nova atualização.

Como o RSS funciona?

O RSS funciona através do autor do site que mantém uma lista de notificação em um padrão próprio, chamado de “RSS feed”. Todas pessoas que tiverem interesse em saber das atualização, irão atualizar esta lista em seu programa próprio para leitura de RSS. Este programa está integrado diretamente em muitos browsers, como o Mozilla Firefox e o Google Chrome. Estes programas de leitura de notícias e feeds são chamados de “agregadores de RSS”.

Publicidade

O formato RSS

O RSS é constituído por uma lista com informações básicas e ao criar seu feed seguindo este modelo, ele automaticamente será reconhecido com um formato RSS. Cada item dessa lista consiste em um título simples que descreve o item junto com uma descrição mais completa, além do link para a página web que terá a informação real do que foi descrito no feed.

Publicidade

Deixe uma resposta