O que é Rubéola?

Por:

Rubéola é uma doença viral, contagiosa e que ocorre principalmente com crianças, mas adultos e crianças também ter. Pode atingir o feto e recém-nascidos de mães infectadas durante a gestação e isto tem como consequência, abortos, natimortos, surdez.

O que é Rubéola?

Quando a criança nasce com rubéola pode transmitir o vírus por até um ano. Elas devem ser afastadas de outras crianças e gestantes.

A transmissão pode ocorrer pela respiração (contato com fluidos do nariz e boca de uma pessoa infectada).

Em 1954 o vírus causador da Rubéola foi isolado e as vacinas surgiram 1963. Em 1997 o Brasil notificou 30.000 casos de rubéola, de 1999 a 2001 aconteceram vários surtos da doença no país. Em 1999 iniciou-se um plano para combater o sarampo e isto auxiliou no controle da rubéola. Porém foi em 2008 que ocorreu a maior campanha de vacinação contra a rubéola no mundo. Com esta realização foi possível atingir a meta de eliminar a rubéola e o sarampo no país.

Os sintomas da Rubéola são febre de até 40 graus por pelo menos três dias, tosse, coriza e olhos vermelhos, gânglios linfáticos. Dor de cabeça, dor ao engolir e surgimento de manchas vermelhas que aparecem primeiro no rosto e atrás da orelha e depois se espalham pelo corpo todo.

O doente que apresenta a doença pode ter diarreia, pneumonia e encefalite. As complicações são geralmente mais graves em adultos.

O diagnóstico preciso somente é feito através do exame sorológico, já que sintomas são muito parecidos com a gripe comum, e as manchas de pele também aparecem no sarampo e na dengue.

Para evitar o vírus da rubéola, a vacinação é essencial, recomendada aos 15 meses de idade e para todos os adultos. As crianças tem um reforço aos 4 anos. As mulheres vacinadas devem evitar a engravidar até 30 dias da vacinação.

Deixe uma resposta