O que é sacarose?

Por: hiper

O nosso famoso e delicioso açúcar. A formula da sacarose é C12H22O11 e ele é uma espécie de glicídio. Para se ter uma sacarose é necessário ter uma molécula de glicose e também uma frutose.

O que é sacarose?

A sacarose pode ser encontrada em grande quantidade na cana-de-açúcar, fritas e também na beterraba. Normalmente, para a indústria obter o açúcar convencional, o chamado açúcar de mesa, o faz através da cana. Para transformar o comporto extraído da cana em açúcar são utilizadas leveduras para fermentar.

Este açúcar a que nos referimos como sacarose é o mesmo utilizado para adoçar café e fazer doces. Geralmente, este produto se apresenta na forma sólida e cristalina. O Brasil é um grande produtor de açúcar, através do processo de extração da cana. O país que mais importa o açúcar nacional é a Rússia.

Para se obter a sacarose da cana-de-açúcar é necessário passar por várias etapas de produção. O processo industrial deve moer, filtrar e depois ferver o caldo resultante. E não acaba aí, ainda é necessário centrifugar a substancia que parece um melado. O ultimo passo é adicionar ao açúcar os aditivos químicos. Dependendo do tipo de aditivos o açúcar poderá ser de um tipo ou de outro. É uma delicia, mas, não pode abusar.

Deixe uma resposta