O que é salário mínimo

Por: Adriano Barreto

“Saiba o que é o salário mínimo e como surgiu”.

Salário mínimo é o menor valor que um trabalhador brasileiro poderá receber da empresa. De acordo com a Constituição Federal, ele é calculado baseado no valor mínimo que uma pessoa gastaria para suprir todas suas necessidades básicas com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social.

O que é salário mínimo

O salário mínimo é reajustado todo ano, com base no custo de vida da população, na inflação do ano anterior e no crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) dos dois anos anteriores.

História do salário mínimo

O salário mínimo surge no Brasil na década de 30, quando no dia 1º de maio – considerado hoje o dia do trabalhador – o então presidente Getúlio Vargas fixou um valor de salário que acabou entrando em vigor no mesmo dia e que teria um prazo de 3 anos para ter um novo reajuste, sendo que dentro desse prazo, dois novos reajustes foram feitos.

Os salários mínimos

O salário mínimo não é único, já que ele pode ser definido em lei própria de cada estado ou ainda fazer parte de uma convenção coletiva de uma empresa.

O mais comum é o salário mínimo nacional, que é o salário mínimo que todos conhecemos e que aparece definido na Constituição Federal. O seu valor atual é de 678 reais.

Além deste, temos o salário mínimo regional, na qual cada estado emite uma lei que define um valor mínimo de salário previsto para o estado.
Por último existe a possibilidade do salário mínimo ser definido através de um acordo coletivo para uma determinada categoria. É o chamado piso salarial.

Como sobreviver com um salário mínimo

É muito difícil sobreviver com um valor tão baixo por mês, que segundo a constituição, deveria servir para suprir todas as necessidades básicas do povo brasileiro.

Ter que muitas vezes sustentar um lar, pagar o aluguel, comprar comida, além de custos com luz, água e telefone com um salário mínimo é uma missão muitas vezes impossível.

Para começar você precisa rever seu orçamento familiar, baixar gastos e ver para onde está indo seu dinheiro.

Viver com um salário mínimo faz parte do cotidiano de milhões de brasileiros. Muitos não conseguem usá-lo para pagar suas contas mensais e precisam de uma renda extra para não virar o mês no vermelho.

O que é salário mínimo

Deixe uma resposta