Saúde e Bem Estar

O que é Salmonella?

Salmonella é uma bactéria causadora de diversas doenças gastrintestinais consideradas graves. Essa bactéria é gram negativa e não forma esporos podendo ser encontrada em seres humanos, animais de criação em fazendas como a galinha, em animais de estimação e etc.

Publicidade

A forma de contaminação desta bactéria é bem simples, pois ela quando contida em alimentos crus pode acabar contaminados alimentos que já estejam cozidos. Devido a isso é imprescindível que comidas crus e cozidas sejam sempre separadas uma das outras, evitando futuras contaminações.

Os principais alimentos que transmitem essa bactéria são: ovos, leite, peixes e água. Se o paciente estiver bem hidratado e com a imunidade boa as infecções por salmonella tendem a ser curadas em até 7 dias no corpo humano. Porém se houver uma desidratação do paciente, diarréia e outros sintomas mais graves, deve ser realizado um tratamento com medicação intravenosa além da ingestão de soro para acabar com a desidratação do organismo.

Publicidade

Para evitar a infecção por salmonella é ideal que se tome alguns cuidados, sendo eles: lavar muito bem as mãos ao manusear os alimentos crus; consumir apenas ovos frescos, evitar que eles permaneçam por muito tempo na geladeira; em receita que fazem o uso de ovos crus, utilizar apenas aqueles que são frescos e nunca guardar as sobras; quando for cozinhar ovos, evitar deixá-los mau cozidos; consumir imediatamente qualquer prato que leve ovos como ingrediente.

Para saber se os ovos comprados em supermercados são realmente frescos existem algumas técnicas para se verificar, como: quebrar o ovo em um prato primeiramente e analisar se a gema está um pouco achatada e a clara esparramada, essas características são sinais de que o ovo já não é tão fresco assim; colocar o ovo contra a luz do sol, se for translucido está pronto para o consumo, caso não esteja é sinal de que o ovo já é um pouco velho.

Publicidade

Deixe uma resposta