Saúde e Bem Estar

O que é Sangue?

O Sangue é um elemento indispensável para o organismo, pois é ele quem transporta alimento, água, oxigênio e diversas outras substâncias necessárias a todas as células do corpo.

Publicidade

O Sangue humano, do mesmo modo que outros tecidos vivos, contém células demasiadamente pequenas para que possam ser vistas a olho nu, elas são classificadas em três tipos:

Glóbulos Vermelhos, ou Eritrócitos: Conferem ao sangue sua coloração característica. São encarregados de levar oxigênio as células do corpo e recolhem o anidrido carbônico;

Publicidade

Glóbulos Brancos, ou leucócitos: São incolores, maiores e menos numerosos que os glóbulos vermelhos. São encarregados de proteger o corpo contra doenças;
Plaquetas: Muito importantes para a coagulação do sangue.

Todas essas células são imersas na parte fluida incolor do sangue, o plasma, que é formado por 90% de água. É mais denso do que a água pelo fato de ser rico em proteínas, sais e outras substâncias, indispensáveis a vida animal.

O corpo humano possui cerca de 7 litros de sangue, dos quais um poucos mais da metade é plasma. O sangue também é considerado um grande sistema de comunicação, transporta todos os hormônios , as enzimas, as antitoxinas, bem como outras substancias produzidas por determinadas células para a regulação da atividade de outras.

O sangue regula igualmente o conteúdo de água dos tecidos. A água, através das paredes dos vasos sanguíneos, passa para as células; o líquido pode passar diretamente das células para os vasos sanguíneos, através das paredes celulares, ou ainda, pode ser recolhido pelo sistema linfático e ser devolvido, depois, ao sangue.

Muitas proteínas que circulam através do plasma são responsáveis pela proteção do corpo contra as substâncias invasoras, provenientes de outros corpos vivos, como, por exemplo, os vírus e as bactérias. Todas as proteínas do plasma agem como reservas de alimento proteínico, quando o corpo sofre de desnutrição.

Publicidade

Deixe uma resposta