O que é sapateado?

Por:

Sapateado é uma estilo de dança e tem um mistura de vários ritmos como Swing e Lindy Hop até da valsa e Foxtrot.

O que é sapateado?

Esta dança surgiu da mistura da cultura irlandense e africana. Sua primeira manifestação aconteceu na Irlanda, no início da Revolução Industrial.

Nos anos de 1800 foi utilizado calçados de couro pois eram mais flexíveis.

O sapateado começou num concurso de danças chamado ?trovador show?. Os dançarinos dançavam em volta dos negros com os rostos pintados de preto.

Quem introduziu como dança foi o bailarino Thomas Rice que usou solas com placas metálicas na parte de baixo do sapato.

O sapateado começou a ficar popular nos anos 1900. Então ficaram famosos por dançar o sapateado alguns artistas como Gene Kelly, Fred Astaire , Ginger Rogers e Eleonor Parker. Quando ocorreu as filmagens de “Flying Down to Rio”, com Hermes Pan, começou o sapateado em Hollywood.

Existem vários tipos de passos como o shuffle, ball change, padlle, side tap, flap, e cramp roll.

O ritmo irlandes é chamado de Irish Tap Dance tem concentração maior nos pés. O estilo dos americanos é conhecido como Tap Dance movimenta o corpo todo.

Os americanos oferecem workshops e shows internacionais, desta forma divulgam está cultura para diversos lugares. A França, Austrália, Alemanha, Espanha, Israel e Brasil também praticam o sapateado. Os profissionais americanos costuma vir ao Brasil onde é realizado uma troca de conhecimentos.

No Brasil o sapateado é algo novo, pois foi difícil para os professores colher informções sobre esta cultura. Os profissionais mais capacitados encontram-se no Estados Unidos.

Aqui no Brasil uma boa profissional é Valéria Pinheiro, ela é cearense e mora em Fortaleza. Seu pai dançava xaxado por isso aprendeu a dançar. Agora ela pesquisa mais sobre o sapateado para dar a dança um toque mais brasileiro.

Deixe uma resposta