O que é Sapinho?

Por: Ananda Manica

O sapinho é uma infecção bastante comum de ocorrer em bebês, principalmente naqueles que possuem até seis meses. Esta infecção é ocasionada por um fungo denominado Cândida albicans.

O que é Sapinho?

Os primeiros sintomas de que o bebê está com sapinho é o aparecimento de pequenas manchas brancas na língua do bebê, na gengiva e do lado de dentro da bochecha. Geralmente ocorre em bebês novos, com 2 meses de idade, porém pode aparecer também em crianças mais velhas.
Este fungo se faz presente no organismo das pessoas, porém só se manifesta quando existe algum tipo de desequilíbrio.

Geralmente o sapinho não causa mais complicações, porém causa certo desconforto no bebê, principalmente se tentar limpar essas manchas, pois elas ficaram vermelhas e poderão até sangrar. Se o bebê perder o apetite, ou mostrar outros sintomas é necessário um tratamento mais intenso.

Geralmente é indicado um antifúngico líquido para o tratamento desta infecção, este remédio é dado ao bebê cerca de 4 vezes por dia até que a infecção seja curada. Deve-se ter cautela com o uso de medicação, pois algumas delas possuem um teor alto de açúcar, e em bebês que já possuem seus dentinhos nascidos pode acabar ocasionando o aparecimento de cáries.

Para evitar problemas como este aos bebês é de grande importância que a higiene deles esteja sempre realizada da melhor forma possível. É importante também que a alimentação dos bebês seja bastante equilibrada, evitando oferecer produtos que contenham uma quantidade considerável de açúcar. As chupetas e mamadeiras devem estar sempre limpas, pois podem contrair o sapinho desses acessórios se não estiverem limpos. Muitas mães deixam as mamadeiras ou bicos das crianças caírem ao chão e pegam novamente para o bebê colocar na boca, sem o mínimo de higiene e limpeza. Esta atitude não deve ser realizada, deve-se limpar com água oxigenada e depois lavar novamente apenas com água pura. É

Deixe uma resposta