Curiosidades

O que é Saturno?

Saturno é um planeta e considerado o segundo maior do sistema solar. Possui um diâmetro de 2.000 quilômetros por hora. Os dias em Saturno são de 10 horas e 39 minutos. Ele leva 30 anos para completar o movimento que realiza ao redor do Sol.

Publicidade

Este planeta possui um coloração amarela e em forma de névoa. Os ventos chegam a uma velocidade de 500 metros por segundo, 1.800 km/h, sendo que os mais fortes estão próximos ao equador.

Saturno apresenta anéis uns mais brilhantes e um mais tênue. Os anéis possuem uma grande quantidade de água, cristais de gelo, rocha e grãos de arroz. Não se sabe se os anéis surgiram junto com o planeta. Neste caso o material deveria ser reposto com frequência para não desaparecer.

Publicidade

O hidrogênio está presente com 97%, tendo uma parte de hélio. Eles possuem icebergs e bolas de gelo.

Saturno possui 18 luas, as mais conhecidas são Titã, Encélado, Mimas, Tétis, Febe e Japeto.

Em 1995 cientistas utilizaram um telescópio e conseguiram ver quatro objetos que podem ser novas luas.

Galileu foi o primeiro a ver os anéis de saturno foi em 1610, mas ele achou que eram grandes luas. O nome do planeta foi dado em homenagem ao pai do deus Júpter.
Alguns astrônomos gregos chamaram saturno de “Khronos”, que era uma divindade celeste. Também denominaram o “Pai do Tempo”.

Saturno é quente tendo aproximadamente 11,700 °C, ele irradia 2.5 vezes mais energia do que o Sol.

Na astrologia hindu chamam Saturno de San ou Shan. Para Chineses e Japoneses ele é uma estrela da terra. Visto através do telescópio é achatado nos polos chegando a 10%.

Podemos ver Saturno no céu a noite a olho nu. Ele é menos brilhante que Júpiter e não pisca. Alguns satélites são vistos através de um pequeno telescópio.

Publicidade

Deixe uma resposta