Artes e Cultura

O que é Saudosismo?

Uma palavra que por si só já muito bonita, saudosismo, na realidade esse foi um movimento estético que aconteceu em Portugal e por mais incrível que pareça teve seu inicio num quartel do século XX. O mentor deste movimento tão importante para a história da cultura foi Teixeira de Pascoaes.

Publicidade

O grande veículo midiático utilizado pelo movimento saudosista foi a revista A Águia que se tratava de um órgão que estava intimamente ligado a Renascença Portuguesa. Ao redor deste movimento encontravam-se grandes intelectuais como, por exemplo, Jaime Cortesão, Antônio Carneiro, Leonardo Coimbra, Antônio Sergio e também o grandiosíssimo Fernando Pessoa.

Este movimento recebe este nome de saudosismo por que tem um sentimento de saudade frente ao mundo e para os portugueses este era o grande traço do espirito português em sua essência. De acordo com os intelectuais deste movimento é muito fácil perceber este tom de saudades observando com atenção a poesia portuguesa que sempre está cheia de meandros que remetem a uma grande saudade do estado das coisas como eram antigamente.

Publicidade

E se você pensa que o Saudosismo se limita apenas a uma doutrina poética e cultural está enganado por que na verdade corresponde também a um desejo de mudança politico e social que tinha seus próprios ideais e objetivos. Havia também uma parte que tratava da união de Deus e o Homem uma forma de manter os dois ligados numa conjunção divina que é importante para ambos.

Este movimento buscava na saudade encontrar uma nova ordem social para a regeneração de seu país.

Publicidade

Deixe uma resposta