Animais

O que é Schnauzer?

O Schnauzer é uma raça de cão pertencente ao Grupo 2 (Grupo dos Cães de tipo Pinscher e Schnauzer) da classificação das raças. Seu país de origem é a Alemanha. Até o século XIX, os Schnauzers eram ?Pinschers de pêlo duro?. Existem três variedades na raça: o médio, o gigante e o anão. O Schnauzer médio, cujas origens são pouco conhecidas, era principalmente utilizado como caçador de animais nocivos. O gigante acompanhava os cavalos e as carruagens e caçava os roedores nas cavalariças. O anão foi obtido por volta de 1880 por seleção dos indivíduos de porte pequeno.

Publicidade

O pelo é duro, áspero como arame e cerrado. O subpelo é cerrado. Possui uma barba dura no focinho e sobrancelhas eriçadas que escondem ligeiramente os olhos. A coloração da pelagem pode ser: preto puro ou ?sal e pimenta?. A máscara é escura. As manchas brancas não são desejáveis. No Schnauzer anão as cores são: preto, sal e pimenta, preto e prata, branco.

Quanto aos tamanhos, o gigante apresenta de 60 a 70 cm, o médio de 45 a 50 cm e o anão de 30 a 35 cm.

Publicidade

O peso do gigante fica em torno de 30 a 40 kg, do médio aproximadamente 15 kg e do anão de 4 a 7 kg.

Sobre o temperamento, é vivo, animado, impetuoso mas equilibrado, resistente, orgulhoso e dominador. O gigante é mais calmo enquanto o anão é mais excêntrico.

Dedicado, afetuoso, é um cão de família agradável que gosta de crianças. Sempre vigilante, incorruptível, desconfiado com estranhos. O gigante e o médio são excelentes guardiões.

Este cão precisa de muita firmeza e de muita atenção. Eles não devem ficar fechados num apartamento. São esportivos que necessitam de espaço e de exercício para manter sua forma e seu equilíbrio.

Publicidade

Deixe uma resposta