Saúde e Bem Estar

O que é sedentarismo?

Você já deve ter ouvido alguém dizer “nossa como o fulano é sedentário”, está é uma palavra muito difundida na sociedade que se tornou castigada pelo fast-food e falta de tempo. Mas, como tudo o sedentarismo tem sua definição técnica. Vamos a ela: o sedentarismo é o fato de uma pessoa praticar menos atividades físicas do que deveria. E isso pode causar problemas a saúde.

Publicidade

Atividade física não significa necessariamente esportes. São, na realidade, atividades feitas pelo corpo, ou seja, aquilo que é realizado mediante uso de energia, pode ser, por exemplo, o fato de varrer e limpar a casa. Apenas ir andando ou de bicicleta para o trabalho e até mesmo profissões que exigem esforço do corpo. Sedentarismo é a falta de atividades que queimem calorias diariamente.

Ser sedentário vai muito além de não ter um corpo malhado, pode causar diversas doenças como hipertensão, doenças respiratórias crônicas e até mesmo problemas cardíacos.

Para quem quer mudar sua realidade sedentária pode começar procurando especialistas, como nutricionistas e personal trainers especializados no assunto. Esse é um passo importante por que você não pode simplesmente sair treinando sozinho. A ajuda profissional é de extrema importância.

Publicidade

Publicidade

Deixe uma resposta