Curiosidades

O que é Segregação?

A segregação pode gerar conflitos sociais e traz aspectos negativos para a sociedade.

Segregação é o ato de separar, isolar ou dividir para evitar contato com algo ou alguém. Existem muitos tipos de segregação, entre raças, na área urbana, na sociedade e acontecem por vários motivos como riqueza, educação, religião, nacionalidade, entre outros. Também pode estar ligada a geologia e a biologia.

Publicidade

Na segregação racial há separação ou isolamento de uma raça. Um exemplo de segregação racial foi o Apartheid, ocorrido na África do Sul. Neste caso existiam leis para os negros, eles não podiam frequentar os mesmos locais que os brancos.

Nelson Mandela foi um dos presidentes sul-africanos que era contra o Apartheid, ele fez campanhas por uma sociedade mais livre e para acabar com as diferenças sociais e raciais.

Publicidade

Na segregação espacial e urbana é há uma divisão de espaço entre as classes sociais que se concentram em bairros diferentes. Isto acontece porque há diferença de renda entre os grupos, onde alguns possuem condições de moradia e outros não.

A segregação urbana traz muitos problemas para as cidades. O espaço urbano não é criado pela natureza e sim pelo trabalho humano. A população mais pobre é que tem menos recursos, porém gastam mais com o transporte e possuem mais problemas de saúde em razão da falta de infra-estrutura. Então seria a classe que mais precisaria de ajuda e além disso a segregação urbana aumenta cada vez mais as chances de violência e desigualdade social.

Muitas pessoas atribuem a segregação urbana ao governo pois investem em melhorias em áreas onde a população tem maior renda. Um exemplo disso são os condomínios fechados onde as pessoas se escondem atrás de grandes muros para ter segurança e tranquilidade e assim aumentam a segregação.

Na biologia também existe a segregação que está relacionada a genética. Existe uma lei da segregação onde o caráter do filho está relacionado ao gene dos seus pais.
Os genes são constituídos por DNA e se encontram nos cromossomos. Também está interlogado a genética que estuda as causas das diferenças entre os indivíduos.

Na geologia a segregação esta relacionada a uma parte de magma que ficou diferente e então há acúmulo de diferentes rochas.

A segregação seja ela qual for traz prejuízos para o homem e para a sociedade uma vez que separando as pessoas, as classes sociais ou os espaços em razão da cor, da renda, das condições financeiras e até mesmo por fatores ideológicos só aumentam as diferenças e os problemas enfrentados.

Publicidade

Deixe uma resposta