Curiosidades

O que é Semente?

Semente é um órgão que contém o embrião, origem de futura planta. A semente protege o embrião, nutrindo-o durante o inicio do seu desenvolvimento.

Publicidade

Existem diversas formas de semente, com cores e tamanho distintos, as sementes de orquídea, por exemplo, são como pó; já as sementes do coco-da-baía são do tamanho da cabeça de uma criança. Apenas plantas consideradas superiores é que possuem sementes. Diversas sementes são fonte de alimentos para os humanos e também para os animais, sementes como o feijão, arroz, o amendoim, o gergelim, o trigo e diversas outras.

Existem plantas que as sementes não são encerradas no fruto, essas plantas são chamadas de gimnospermas, porém elas crescem em folhas que são modificadas que quando são reunidas formam um cone feminino ou também estróbilo.

Publicidade

As plantas que produzem frutos são chamadas de angiospermas, e as sementes crescem dentro do próprio fruto. Essas sementes se originam quando o gameta masculino que esta dentro de um tubo polínico, originado de grãos de pólen, se une a oosfera, que se encontra dentro do óvulo. Quando maduro a semente é formada por duas partes que são fundamentais, sendo elas: amêndoa e tegumentos.

A duração da vida das sementes varia de algumas semanas até 1.000 anos ou até mais. As sementes do lótus, por exemplo, descobertas nos depósitos de terra betuminosa da Mandchúria, tem 1000 anos e estão em perfeito estado. Algumas sementes encontradas no Japao possuem até 3000 anos. É possível calcular a idade dessas sementes através do carbono radioativo.

As sementes também são de vital importância para a vida do homem devido ao seu poder econômico. Servem de alimento e algumas delas armazenam algumas substancias como o amigo, que está presente no arroz, feijão branco e etc. Uma determinada variedade de milho possui a capacidade de armazenar açúcar, ao invés do amigo. As sementes das leguminosas são riquíssimas em proteínas, que é de vital importância para a sobrevivência do ser humano.

Publicidade

Deixe uma resposta