Curiosidades

O que é sereia?

Saiba quem foram e como surgiram estes seres mitológicos.

Sereia é um ser mitológico que se caracteriza por ter o rosto e a parte acima da cintura de uma mulher humana, enquanto possui uma causa de peixe. A sereia está presente no folclore do mundo inteiro, porém, cada país tem seu próprio conceito sobre elas, sendo que algumas vezes elas são consideradas seres do mau, mas em outros casos não.

Publicidade

Boa ou má

O relato sobre o comportamento de uma sereia é bastante diversificado. Há histórias onde ela é má, na qual seu objetivo é, através do seu canto, seduzir marinheiros de forma a atraí-los para a morte no fundo do mar.Outras crenças dizem que são seres bondosos e que podem conceder desejos a quem a vê. Na mitologia grega, acredita-se que a sereia é uma deusa que se atirou ao mar, logo após ter matado seu amante acidentalmente.

Beleza

Sereias são tidas como personagens muito bonitas e vaidosas. É comum encontrar em imagens, esculturas e desenhos elas penteando seus longos cabelos e com um espelho em mãos.

Publicidade

Literatura

Existem muitas obras em que as sereias aparecem na literatura. Este é um dos contos mais clássicos de Hans Christian Andersen e ganhou grande notoriedade quando a Disney fez em 1989 a sua versão da Pequena Sereia. Inúmeros filmes e desenhos já tiveram a sereia como tema.

Essa versão da pequena sereia surge em 1837 quando Hans Christian Andersen escreveu um balé, contando a história da pequena sereia, que se tratava de um trágico conto onde uma bela sereia não estava contente com sua condição e buscava de qualquer maneira ganhar a forma humana e o amor de um príncipe. Dessa forma surge a imagem mais clássica de sereia que temos hoje.

Origem

Acredita-se que os contos de sereias tenham surgido no momento que alguns mamíferos aquáticos tenham sido avistados de longa distância e podendo ser confundido com seres humanos, principalmente pela sua aparência semelhante.

A Sereia brasileira

O Brasil também tem sua versão de sereia. Trata-se de Iara, também conhecida como a “Mãe d’ Água”. Iara era uma sereia muito linda, com olhos verdes, lindos e longos cabelos, além é claro, de sua voz hipnotizante.

Conta a lenda que ela aparecia nas margens dos rios da região amazônica cantando belas e encantadoras músicas, que atraía inocentes homens da região para que eles vivessem com ela no fundo do mar, causando a morte dos mesmos.

Inúmeros casos de morte nestes rios são atribuídos até hoje pela presença de Iara, sendo que muitos nativos evitam viajar por estes rios durante a noite.

Publicidade

01 Comentário

Deixe uma resposta