Tecnologia e Internet

O que é shareware?

Saiba mais sobre este tipo de software de computador.

Shareware é um software de computador (aplicativo ou jogo) que está disponível para você baixar pela internet e utilizar durante um período de testes. Durante este período, você poderá utilizar as funcionalidades dele (que podem ser limitadas) e após isso você é obrigado a desinstalar o aplicativo ou então efetuar a compra de sua licença, uma vez que ele deixará de funcionar.

Publicidade

Este prazo de teste pode variar de dias até meses, vai depender do software. Além de um prazo em dias, alguns sharewares definem o número de vezes que o programa poderá executar. Por exemplo, um jogo poderá ser jogado 30 vezes, depois disso será necessário adquirir a licença.

Outro tipo de shareware é aquele que você pode usar quantas vezes e por quanto tempo quiser, porém, o software é completamente limitado, não liberando todas as funções que o software completo possui. Por exemplo, um aplicativo de conversão de vídeo pode permitir que você converta apenas os 5 primeiros minutos. Outros softwares podem permitir que você não salve, imprima ou exporte os documentos que você gerou.

Publicidade

Como saber quando o prazo expirou

Essa é uma preocupação que você não precisa ter. Não é você que irá fazer a contagem de quantos dias se passaram ou quantas vezes você já utilizou o software. Quando o limite estourar, ao abrir o programa você verá uma caixa de erro indicando que você precisa comprar o software. Neste momento você não tem muitas opções, é compra-lo ou fechar o programa. Se você já adquiriu o software, você já terá um número de série para ser digitado no momento em que o software lhe solicitar.

Licença de novas versões

Shareware é a dominação do software até o momento da compra. Uma vez que você tenha a licença e o software passa a ter todas as funções, ele não será mais considerado shareware.

A princípio, esta licença será válida para a versão corrente do software. Existem casos em que o autor lhe permite que as futuras atualizações sejam feitas de forma gratuita, enquanto outros casos o usuário irá precisar comprar uma nova licença para as futuras versões. Em geral, quando estas atualizações são pequenas, não é necessário comprar uma nova licença. Porém, quando o software lança uma nova versão, por exemplo da 9.x para a 10.0, os autores consideram isso um novo programa, sendo necessário adquirir uma nova licença.

Shareware x freeware

A diferença entre ambos está no fato de que freeware não requer qualquer pagamento, é um software completamente grátis e com todas as suas funci

Publicidade

Deixe uma resposta