Saúde e Bem Estar

O que é sibutramina?

Descubra como funciona e para que serve este medicamento inibidor do apetite.

A sibutramina é um medicamento que surgiu como uma alternativa para redução de peso de pessoas obesas, mas que nos últimos anos tem sido muito utilizado por qualquer pessoa para reduzir seu peso, em geral, sem prescrição médica. Este medicamento pertence a classe dos inibidores de apetite. O medicamento é proibido desde 2010 na Europa e nos Estados Unidos a venda é restrita a pacientes obesos. No Brasil muito se discute sobre a proibição ou não. Atualmente ela é vendida sob prescrição médica, mas a fiscalização nesta área ainda é muito falha.

Publicidade

Quem deve usar sibutramina

A sibutramina é utilizada para a perda de peso de pessoas obesas. São considerados obesos aqueles que possuem um IMC maior de 30. Ela deve ser prescrita somente nos
casos de pessoas que não conseguiram reduzir em pelo menos 5% seu peso após programas de dietas e exercícios.

Efeitos colaterais

As proibições e restrições do medicamento ao redor do mundo se devem principalmente ao fato do medicamento possuir uma série de efeitos colaterais. Entre estes efeitos estão a insônia, sonolência durante o dia, problemas de estômago, prisão de ventre, convulsões, náusea e aumento da pressão sanguínea.

Publicidade

Gravidez e amamentação

A sibutramina não deve ser utilizada durante a gravidez. Ao fazer o tratamento com este medicamento, é preciso que se utilize um método contraceptivo para evitar que venha a engravidar durante ele. Se ficar grávida neste período, interrompa imediatamente o tratamento e consulte seu médico.

Não deve se fazer uso deste medicamento durante a amamentação, pois não existem estudos conclusivos se a medicação passa para o bebê através do leite materno.

Fique atento

A sibutramina pode afetar sua capacidade para conduzir veículos ou outras atividades que requerem atenção, por isso tenha uma maior atenção ao executar estas atividades.

A medicação não agirá sozinha. Você precisará mudar seu estilo de vida no que se refere a hábitos alimentares e atividades físicas. Lembre-se que ao parar o tratamento, você deverá manter seu novo peso.

É preciso que você monitore constantemente seu peso durante o tratamento. Isso porque se você não perder pelo menos 5% de seu peso em três meses, deverá interromper o tratamento e verificar com seu médico as possíveis causas. A sibutramina não pode ser consumida por um período maior que 1 ano.

A sibutramina pode causar problemas de pressão, problemas cardíacos e até mesmo AVC para quem tem histórico familiar. Se você possui, não utilize o medicamento. Durante o tratamento é essencial que você monitore sua pressão a cada duas semanas nos três primeiros meses.

Publicidade

Deixe uma resposta