Curiosidades

O que é silo funcional?

Silo funcional é relacionado com os setores individuais de uma empresa como compras, finanças, marketing que ficam focados em suas atividades e preocupando-se com o sucesso individual e não da empresa como um todo.

Publicidade

As empresas se organizam por função empresarial termo que se originou através de Taylor na década de 20. A função empresarial que dizer que as pessoas se agrupam em uma atividade.

A palavra silo significa um cilindro comprido, independente e lacrado e que guarda produtos. Os fazendeiros utilizam os silos para armazenar os grãos. Nas empresas o termo tem o mesmo significado pois são unidades organizacionais que tem sua equipe e não trabalham e nem se comunicam com as demais unidades.

Publicidade

Então surgiu a ideia de criação do silo funcional, o que para muitas empresas é um problema, pois dificulta a agilidade e o bom funcionamento da empresa.

Neste caso não há esforço entre as funções, não é levado em conta a decisão global da empresa e muitas vezes gera conflitos.

Alguns silos podem ser importantes como os da produção, pois assim é possível focalizar na inovação e liderança do produto. Outro ponto positivo é que podem potencializar as competências individuais.

Durantes décadas procurou-se bons resultados nos silos funcionais, que resolviam as questões específicas das organizações, porém nem sempre garantia a satisfação dos clientes. Isto porque a satisfação do cliente dependia do bom trabalho do grupo todo e não individual, aí que o silo acaba falhando.

Então foi necessário começar a mudar para processos de negócios ao invés de funcional o que gerou a Gestão por Processos. Este tipo de gestão foi criado pelos estudiosos Thomas Davenport e Michael Hammer na década de 90 e então aprimoram o processo.

Um exemplo de empresa que utiliza o sistema de silo funcional é a Toshiba que tem uma centena de unidades de negócios e que funcionam em vários países. Os silos são divididos em silos de produto ou de território, ou grupo de silos, e cada um tem seu próprio grupo de marketing. Porém como os grupos de marketing são paralelos geram dificuldades e as vezes perdem oportunidades.

A maioria das empresas prefere ter um estrutura descentralizada, pois os gerentes ficam mais próximos dos clientes e do mercado e com isso podem agir com maior rapidez e eficiência. Também a General Motors desde de 1920 vem adotando o método da descentralização. Porém estudos apontaram que esta estrutura não é mais viável para o mercado competitivo.

Publicidade

Deixe uma resposta