Saúde e Bem Estar

O que é Sinal de Lasegue?

Sinal de Lasegue é uma dor no membro inferior e acontece quando flexionamos a coxa sobre a bacia. A dor é ciática, mas também pode ter sido provocada pela meningite. O nome desta doença foi dado em razão de Charles Lasègue que foi um médico francês que nasceu em 1816 em Paris. Em 1847 ele concluiu o doutorado em medicina pela Universidade de Paris. O Teste de Lasègue foi publicado em 1881 por Forst que trabalhava junto com Charles Lasègue.

Publicidade

Para saber se o sinal de Lasegue é positivo o paciente deve ficar deitado. O médico imobiliza o osso ilíaco e o tornozelo e o paciente levanta a perna com o joelho estendido até mais ou menos 40 graus. O sinal é positivo quando ocorre muita dor na região lombar ou glútea e esta dor segue para o nervo ciático. Também pode sentir parestesias que são sensações de frio, calor e formigamento.

A dor ciática acontece porque há inflamação do nervo ciático ou também porque a coluna está fazendo pressão sobre o nervo. Isto provoca fraqueza na perna, formigamento e dor nas costas.

Publicidade

Atualmente as raízes nervosas estão propícias a muitas desordens em função da má postura ou do excesso de peso. Então este teste é importante para descobrir algumas doenças como por exemplo a hérnia de disco. Porém se a dor for muito grande deve-se parar o teste, pois a dor deve ser espontânea e não forçada.

Também quando o paciente passou meningite pode apresentar o sinal de lasegue acompanhado de outros sintomas como rigidez na nuca e dor de cabeça muito forte. O tratamento da dor lombar geralmente consiste em anti-inflamatórios e fisioterapia. Também pode ser utilizado analgésicos para diminuir a dor. Quando estes tratamentos não funcionam é necessário fazer cirurgia.

Publicidade

01 Comentário

  • De acordo com POSSO, MBS. Semiologia e semiotécnica de enfermagem. São Paulo: editora Atheneu, 2004, a prova de lasegue ocorre com o pcte em posição dorsal ao fletir a coxa sobre o quadril com o joelho flexionado e não estendido como diz no texto. Só se a autora errou na legenda da figura que ela botou para representar a prova de lasegue.

Deixe uma resposta