O que é sinastria?

Por: Amaury de Almeida Costa

Estudo aprofundado de um relacionamento, a sinastria pode revelar o futuro com seu parceiro.

A sinastria é um estudo comparativo entre os mapas astrais de duas pessoas, para verificar a compatibilidade entre elas, principais pontos de afinidade e atrito. Com isso, segundo os astrólogos, é possível prever as possibilidades de um relacionamento de longo prazo.

O que é sinastria?

Para traçar a sinastria, é preciso local, data e hora de nascimento do casal interessado. O astrólogo precisa traçar primeiramente o mapa astral de cada um e em seguida comparar a posição de cada astro (Sol, Lua e os oito planetas – Plutão incluído). O ascendente e meio do céu também são avaliados, assim como os aspectos positivos e negativos (conjunções, oposições, etc.).

Assim, o estudo começa pela avaliação geral do mapa, seguida pelo confronto da posição que cada planeta ocupa. Alguns exemplos ajudam a entender melhor.
A Lua indica a forma como a pessoa reage emocionalmente às situações. Digamos que, num casal hipotético, o personagem A tenha a Lua em Leão. Suas reações serão exageradas (tudo depende de outros pontos do mapa astral) e podem tender a anular as emoções do personagem B, que tenha a Lua em Peixes.

Mercúrio rege a inteligência e a comunicação. Por exemplo, se o personagem A do casal tem este planeta em Áries, por exemplo, tende a ser expansivo e prático. No nosso exemplo, o personagem B tenha Mercúrio em Câncer, o que implica um temperamento retraído e sonhador. Temos aqui um ponto dissonante na sinastria, mas somente com o uso de outras características será possível dizer se este ponto implica um impeditivo ao relacionamento ou se indica a que um complementa o outro.

Vênus rege a vida amorosa. Quando ele está num signo de Ar (Gêmeos, Libra e Aquário) ou de Fogo (Áries, Leão e Sagitário), o relacionamento tende a ser mais harmonioso. O mesmo vale para a posição deste planeta em signos de Água (Câncer, Escorpião e Peixes) e de Terra (Touro, Virgem e Capricórnio).

Marte está relacionado à ambição, poder, construção, destruição e luta. Vamos situar o planeta vermelho do nosso casal em Áries e Libra: uma grande compatibilidade.

Os demais planetas são chamados lentos. Júpiter transita por um ano em cada signo, Saturno por dois anos, Urano por sete anos e Netuno por 13 anos. O trânsito de Plutão e variável, mas sempre dura mais de dez anos. Plutão foi rebaixado à condição de planeta anão, pela ciência, mas não perdeu seu status na astrologia. Os planetas lentos indicam características de uma geração, por exemplo, mas suas posições também são avaliadas na sinastria.

A sinastria também pode ser feita para relações familiares e profissionais.

Deixe uma resposta