Saúde e Bem Estar

O que é Síndrome das Pernas Inquietas?

A Síndrome das Pernas Inquietas (SPI), também denominada Síndrome de Ekbom, é um distúrbio do sono que se caracteriza por agitação motora involuntária das pernas e, em casos mais graves, dos braços também.

Publicidade

Os portadores apresentam sensações desagradáveis nas pernas como: formigamento, arrepio, necessidade constante de mover as pernas, pontadas. Quando a pessoa movimenta a perna, tem o alívio da sensação ruim. Geralmente acontecem a noite e impedem que tenha uma noite de sono tranquila, pois muitas vezes precisa ficar muito tempo movimentando as pernas para a sensação passar.

Segundo pesquisas recentes a causa seria uma alteração no funcionamento dos neurônios que utilizam a dopamina como neurotransmissor. A dopamina é um importante neurotransmissor no cérebro e tem como função a atividade estimulante do sistema nervoso central. Além da predisposição genética, outra causa seria a deficiência de ferro em áreas motoras do cérebro.

Publicidade

É uma doença neurológica que ocorre mais em mulheres grávidas, pessoas acima de 50 anos e principalmente idosos.

O diagnóstico é feito baseado nos sintomas, porém algumas doenças podem ser erroneamente diagnosticadas como SPI. Alguns exemplos são: varizes, dor nas costas, transtorno circulatório dos membros inferiores. Exames laboratoriais podem ser realizados para verificar teores de ferritina e transferrina, substâncias que transportam o ferro no sangue periférico, auxiliando no diagnóstico.

Alguns medicamentos podem agravar a síndrome, assim como o consumo de cafeína, álcool e cigarro são desaconselhados.

O tratamento deve ser avaliado de acordo com a gravidade dos casos, mas é basicamente medicamentoso.

É importante salientar que crianças também podem apresentar a síndrome, portanto, deve-se ter o cuidado de avaliar bem quando a criança é muito inquieta na hora de dormir, que chora, resmunga e mexe muito as pernas. Da mesma forma, observe os idosos.

Publicidade

Deixe uma resposta