Saúde e Bem Estar

O que é Síndrome de Crouzon?

A síndrome de crouzon é uma doença rara e que compromete o desenvolvimento do esqueleto facial do crânio.

Publicidade

Este problema pode ocorrer quando os pais apresentam algum defeito no gene. Também existe a hipótese da doença se desenvolver quando o pai ou a mãe tem idade avançada. Foi descoberta em 1921, por Octave Crouzon que percebeu a má formação do crânio e da face e também os olhos esbugalhados.

O doente pode apresentar retardo mental. Apresentam fronte larga e crânio com aspecto de torre. O paciente pode ter prejuízo auditivo em função da deformação da orelha. Eles podem também apresentar estrabismo, alterações nasais, falta de ar e apneía do sono que impede a entrada de ar no nariz e na boca. Raramente podem ocorrer catarata ou glaucoma.

Publicidade

As crianças geralmente são muito ansiosas, introvertidas e com baixa autoestima.

Quando mais cedo for realizado o diagnóstico melhor vão ser os resultados evitando problemas visuais. O diagnóstico é realizado pelo exame clínico do formato do crânio, radiografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética.

O tratamento é realizado através cirurgias para melhorar a aparência. Estas são realizadas somente após uma avaliação detalhada. O melhor momento para fazer a cirurgia é antes de 1 ano de vida da criança, pois é nesta idade que os ossos são mais maleáveis e será mais fácil para o cirurgião desempenhar sua função com sucesso. A cirurgia será realizada para aumentar o espaço entre as suturas ósseas, dando mais espaço ao cérebro e possibilitando um desenvolvimento normal.

Também pode ser usada próteses auditivas, fonoaudiologia e fisioterapia. O objetivo da fisioterapia será melhorar a qualidade de vida e promover o desenvolvimento psicomotor.

Os Terapeutas Ocupacionais ajudam melhorar as condições do doente para que eles possam ter uma vida mais independente e normal.

Publicidade

Deixe uma resposta