Saúde e Bem Estar

O que é Síndrome de Down?

A síndrome de Down é um distúrbio de ordem genética que ocorre durante o processo de divisão celular do embrião. A pessoa que possui este distúrbio ao invés de possui 46 cromossomos que são divididos em 23 pares, possui 47 cromossomos, sendo que este cromossomo a mais está ligado ao par 21, devido a este fator é que este distúrbio também é chamado de trissomia do 21.

Publicidade

Este distúrbio trás consigo algumas características físicas específicas que torna mais simples a identificação desta trissomia, que são: boca pequena; achatamento da parte de trás da cabeça; dobras de pele no canto interno dos olhos; pés pequenos; mãos pequenas; ligamentos soltos; palma da mão com uma linha cruzada, denominada linha simiesca; língua maior que o normal e proeminente e etc.

Há também a má formação de alguns órgãos nos pacientes que possuem a síndrome de down, estas más formações, podem ser em relação ao coração, que chega a atingir cerca de 30% dos portadores; perda auditiva; problemas de visão; pode ocorrer o desenvolvimento de doenças como Alzheimer mais precocemente do que em outras pessoas; alguns tipos de leucemia possuem maior incidência em crianças que possuem esta trissomia e etc.

Publicidade

A síndrome de Down é causada por um acidente de ordem genética, porém há estudos também que associam este distúrbio com a idade avançada de algumas mães para a gestação. A trissomia pode ser diagnosticada quando o bebê ainda está no útero da mãe através de exames citogenéticos. Porém não há um tratamento de cura desta doença, há apenas tratamento para minimiza os problemas clínicos que podem ocorrer durante a vida do paciente.

A maioria das crianças que possuem esta síndrome possuem um atraso mental, acompanhado de uma dificuldade maior de aprendizado. Devido a isto deve-se então haver um estímulo direcionado a bebês para dar um suporte inicial e de grande importância na interação desta criança com o meio social.

Publicidade

Deixe uma resposta