Saúde e Bem Estar

O que é síndrome de dumping?

Síndrome de dumping é uma complicação que acontece depois cirurgia bariátrica é um procedimento para reduzir o tamanho do estômago. Nesta síndrome o que acontece o conteúdo gástrico que está no estômago passa para o intestino rápido demais.

Publicidade

Para que isso não ocorra deve-se evitar alimentos ricos em carboidratos e açúcar. A pessoa depois que se alimenta sente sonolência, fraqueza, náuseas, desmaio e diarreia.

Também deve-se fazer uma dieta alimentar e repousar após as refeições para atrasar o esvaziamento do estômago.

Publicidade

O dumping precoce ocorre 30 a 60 minutos após as refeições e o dumping tardio ocorre 1 a 3 horas depois de se alimentar e devido elevação da insulina causa hipoglicemia. A pessoas apresenta tremores, dificuldades para se concentrar e até mesmo redução da consciência. Geralmente este desconforto dura cerca de 15 minutos.

O importante é dividir as refeições em 6 vezes. Não ingerir líquidos durante a refeição. Evitar leite derivados. Evitar o uso de mel, melado, balas e outros doces como leite condensado e frutas em calda.

O uso de fibras ajudam a evitar as hipoglicemias. Alguns usam incluindo pectina e goma de aguar ajudam na demora na absorção da glicose.

Esta síndrome melhora por si só e sem ajuda médica. Somente em casos mais graves deve procurar um especialista e talvez tomar medicamento.

Para diagnosticar a síndrome pode ser testado os níveis de açúcar no sangue além de realizar o teste de esvaziamento gástrico para saber a velocidade que o alimento se locomove no estômago.

Nem todas as pessoas que fazem cirurgia de redução do estômago tem a síndrome de dumping e nem todos apresentam os mesmo sintomas. Geralmente que tem estes sintomas vai se acostumando e com o passar dos anos sabe quanto comer e quais os alimentos deve evitar.

Publicidade