Saúde e Bem Estar

O que é Síndrome do Olho Seco?

Muito tempo diante do computador pode provocar problemas nos olhos.

A Síndrome do Olho Seco, também chamada de “Síndrome da Visão de Computador” acomete entre 50% a 90% das pessoas que passam muito tempo diante da tela do computador, especialmente aquelas que ficam em ambientes com ar condicionado. O uso do computador por longos períodos faz crescer a incidência da síndrome.

Publicidade

A pessoa que fixa os olhos no monitor por muito tempo acaba piscando menos e ressecando os olhos. O ideal é piscar 1 vez a cada 7 segundos e quando se está trabalhando de frente para o computador, essa quantidade de piscadas reduz em até três vezes. Como as lágrimas são essenciais para a saúde dos olhos, tendo como função a lubrificação, outros problemas podem surgir, comprometendo a visão.

O problema pode causar cansaço físico, declínio da produtividade, aumento de erros e, muito frequentemente, problemas na visão, que vão de coceira nos olhos até irritações graves.

Publicidade

Outro fator que pode causar a síndrome é o inverno, devido à baixa umidade do ar neste período, favorecendo uma maior evaporação da lágrima.

Além disso, pessoas mais idosas, acima de 60 anos, têm naturalmente uma diminuição na produção lacrimal, assim como mulheres na menopausa, por conta da baixa hormonal, também são mais propensas a ter Síndrome do Olho Seco. Pessoas que tomam medicamentos para pressão alta, depressão e pílulas para dormir também têm mais chances de ter a doença por conta da diminuição da produção lacrimal.

Para evitar o problema, algumas dicas ajudam:

. Evitar o excesso de iluminação: no ambiente de trabalho o ideal é reduzi-la pela metade quando estiver no computador. Já em ambientes com iluminação natural, a claridade deve ser controlada com cortinas ou persianas.
. Instalar uma tela antirreflexo no monitor, pois o brilho excessivo produzido pela tela do computador cansa os olhos.
. Escolher telas com pelo menos 19 polegadas, pois dão maior sensação de conforto aos olhos.
. Evitar ficar muito tempo em locais fechados com ar condicionado.
. Pode-se tentar umidificar o ambiente com vasilhas e toalhas úmidas.
. Uma alimentação rica em ômega 3 também ajuda a prevenir o problema, porque melhora a qualidade da lágrima, melhorando também o tempo de ruptura lacrimal e tornando-a mais estável. Por isso, deve-se investir em peixes como atum, salmão e bacalhau e também na linhaça, nozes e soja.

As pessoas que identificaram os sintomas da Síndrome do Olho Seco devem procurar ajuda de um médico oftalmologista. Em casos mais leves, se o problema não for tratado, há um comprometimento da qualidade de vida, porque as pessoas não conseguem terminar uma leitura, por exemplo, e ficam com uma sensação de incômodo na vista. Já em casos mais severos, geralmente típicos de doenças reumáticas, as consequências podem ser lesões mais sérias como machucados e até úlcera na córnea.

Publicidade

Deixe uma resposta