Saúde e Bem Estar

O que é síndrome do túnel do carpo?

Síndrome do túnel do carpo é uma doença que provoca a pressão do nervo do carpo, que fica entre a mão e o antebraço.

Publicidade

Esta síndrome é causada por movimentos repetitivos como,por exemplo, digitar. Também pode ser causada por quedas e fraturas, inflamações ou até mesmo tumores. A menopausa e a gravidez podem ocasionar o problema, porém geralmente desaparece no final da gravidez, por este motivo ocorre mais com mulheres. Outras doenças que provocam são diabetes mellitus e doenças da tireoide.

O principal sintoma é a sensação de formigamento e dormência que ocorre principalmente à noite. Também pode dificultar algumas atividades como pregar um botão e até mesmo segurar alguns objetos.

Publicidade

O diagnóstico é realizado através de testes que forçam o nervo e provocam os sintomas. Em alguns casos, é preciso fazer um exame chamado de eletroneuromiografia.
A síndrome do túnel do carpo é uma doença que começou há muito tempo, mas atualmente ela ocorre com mais frequência. Antigamente quando as pessoas usavam a máquina de escrever, elas faziam pausas para as correções ou para retirar o papel. Hoje com o uso do computador, ficam sentadas por muito tempo digitando e com a postura inadequada.

Quando os sintomas persistirem é necessário procurar ajuda médica. Se o estado do nervo for grave o médico indicará a cirurgia. Se o caso for leve, pode imobilizar a região do punho com uma tala ou receitar alguns remédios que aliviam os sintomas.

Na cirurgia há a abertura do ligamento que prende os tendões e o nervo. Existe a cirurgia endoscópica que traz bons resultados e possibilita menor cicatriz.

Para prevenir é necessário reduzir os movimentos repetitivos e ter uma boa postura usando os equipamentos adequados.

Publicidade

Deixe uma resposta