O que é Sinusite?

Por: Amanda

Muitas pessoas sofrem de um problema chamado sinusite, a doença é silenciosa e incomodam muitas delas, mas poucas pessoas sabem realmente que está com sinusite, devido seus sintomas ser confundidos com outros problemas de saúde.

O que é Sinusite?

A sinusite é uma doença inflamatória que afeta a mucosa e a cavidade óssea ao redor do nariz, das maçãs do rosto e dos olhos. Quando essas mucosas inflamam, produzem secreções mais que o normal.

As causas desse problema podem estar associadas a diversos fatores como infecções por vírus, bactéria ou fungos. Quando um desses fatores consegue atingir a mucosa, aumenta a produção de secreção, fazendo com que ela fique acumulada nas cavidades. Em alguns casos podem ocorrer crises de sinusite, ou seja, gripes, alergias, desvios de septo, pressão na cavidade e até infecções virais.

Os sintomas da sinusite variam de pessoa para pessoa, porém um sintoma que é comum em todas elas é a sensação de que o rosto ou a cabeça está mais pesado. Algumas podem sentir um odor ou gosto ruim na boca.

O tratamento da sinusite é feito apenas com remédios analgésicos ou antibióticos para combater os germes presentes no local. Porém, a sinusite causada pela infecção por fungos deve ser tratada com medicamentos antifúngicos.

Para poder se proteger conta o surgimento da sinusite, a dica é redobrar os cuidados com a saúde, especialmente hábitos que podem permitir o compartilhamento do vírus de uma pessoa para outra. Além disso, é indicado evitar lugares com poeiras, mofo ou qualquer outro ambiente que pode estar causando uma alergia. As pessoas com desvio de septo podem optar pela cirurgia de correção, essa cirurgia é para quem esta propensa a ter crises de sinusite.

Outros cuidados também podem ser evitados para o agravamento das crises de sinusite como não utilizar ar-condicionado e procurar fazer inalações para que as secreções sejam eliminadas.

Deixe uma resposta