O que é Sistema Solar?

Por: Ananda Manica

O Sistema Solar é um grupo de corpos celestes que se mantém unidos em torno de um astro central, o sol. Recebeu este nome, pois é o sol que mantém essa união. Cada membro do sistema solar recebe calor do sol e o acompanha continuamente na sua trajetória pelo espaço.

O que é Sistema Solar?

Alguns planetas do sistema solar possuem satélites, ou seja, corpos celestes que giram ao redor deles. Cada planeta controla a órbita de seus satélites por meio de sua própria massa, embora a grande força gravitacional do Sol as altere ligeiramente.

A tendência natural dos planetas é se deslocar em linha reta, devido ao seu movimento e sua massa, porém em vez disso, a força da gravidade do sol faz com que os planetas sejam atraídos para ele, mantendo-os desta forma dentro do sistema. Há uma força que evita que os planetas se choquem com o sol ao serem atraídos por ele, essa força é denominada centrífuga. Sendo justamente a interação destas forças opostas que consegue manter todos os planetas em suas órbitas.

Os planetas que giram em torno do sol podem ter duas classificações, como: planetas inferiores (aqueles que estão situados entre o sol e a terra); planetas superiores (situados além da terra).

Também podem ser classificados em sólidos todos que são semelhantes a terra, e em gasosos. Os gasosos são realmente muito maiores que todos os demais. Eles podem até possuir um núcleo sólido, porém estão rodeados por espessas atmosferas de gases muito diferentes do ar da terra.

Durante certos períodos de curta duração a regra de que todos os planetas giram ao redor do sol sempre na mesma direção, é quebrada. As órbitas dos planetas não são perfeitamente circulares, e sim elípticas.

À medida que os planetas se deslocam em suas trajetórias ao redor do sol, eles mudam de posição no nosso céu, passando de uma para outra constelação.

Deixe uma resposta