Esportes

O que é Slackline?

Esporte radical, traz muita adrenalina e requer muito equilíbrio.

Slackline é um esporte que depende do equilíbrio do atleta. Ele utiliza uma fita de nylon presa em dois pontos fixos. Andar sobre “corda-bamba” era praticado á dois mil anos por acrobatas. Agora é realizado por várias pessoas.

Publicidade

Nos tempos modernos este esporte foi praticado pelos escaladores de rocha da Califórnia nos anos 80. Eles começaram andando em correntes e cabos de estacionamento e depois usaram fitas de escalada e foram aperfeiçoando o esporte.

A slackline pode ser classificado como lowline que quer dizer baixa a média altura da fita e highline que são montadas entre precipícios, fendas e prédios. É realizado a 10 cm do chão até nas alturas.

Publicidade

Slackline pode ser praticado por todas as idades até mesmo por crianças. O esportes traz benefícios como equilibrio, concentração, consciência corporal, velocidade de reação e coordenação.

O esporte também é praticado no Brasil onde iniciou no sudeste brasileiro. Os atletas percorrem São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

No verão carioca é a nova febre, principalmente nas praias do Rio de Janeiro. Os atletas dizem que é um bom exercício pois trabalha a barriga, membros inferiores e superiores. Segundo eles abdome, peitoral, bíceps e tríceps ficam bem definidos.

Existe até aulas para aprender a praticar e no início o aluno fica próximo do chão para ter segurança, as aulas são realizadas em lugares fechados e podem ser praticadas por qualquer idade. Depois conforme vai avançado a altura também aumenta e geralmente o aluno pega firmeza logo e já consegue atravessar e conquista equilíbrio nas primeiras semanas.

Existem alguns termos usados nesta fase de aprendizado como soulline onde o aluno aprende os fundamentos básicos, trickline quando a altura passa a ser um metro ou mais do chão, highline a altura passa a cinco metros. Inspirado no ioga surgiu a modalidade Yogaline em razão da concentração.

Os equipamentos utilizados são simples, fáceis de transportar e montar tornando o esporte acessível.

É necessário usar equipamento de segurança preso na cintura para passar de uma lado para o outro. Algumas pessoas que gostam de esportes radicais usam até para-quedas para dar mais emoção outros fazem transposição sobre rios.

Nem sempre é fácil encontrar os equipamentos em lojas especializadas então o melhor é comprar pela internet.
Para começar pode usar fita de nylon entre 12 e 15 metros de comprimento. Um kit completo custa em torno de R$ 300 e pode chegar até R$ 500,00.

Publicidade

Deixe uma resposta