Esportes

O que é softbol?

Um esporte bem parecido com o beisebol porém com algumas regras diferentes.

O softbol é um esporte que foi inspirado no beisebol. Ele tem soft em seu nome porque significa uma versão mias leve do esporte. Surgiu em 1887 em Chicago, nos Estados Unidos.

Publicidade

No começo era praticado em ginásios e quadras fechadas, mas logo cresceu e foi praticado em praças e parques norte-americanos.

A princípio recebeu nomes como mushball, kittenball, diamondball e pumpkinball. O nome softbol surgiu apenas em 1920 criado pela Associação Cristã dos Moços. A Federação Internacional de Softbol foi criada em 1952 e neste momento faziam parte vinte países.

Publicidade

Em 1931 formou-se uma equipe com atletas que tinham mais de 75 anos de idade. Eles percorreram o país para divulgar o softbol em todo o Estados Unidos. Em 1996 passou a ser praticado por mulheres nas Olimpíadas de Atlanta, nos Estados Unidos.

O objetivo deste esporte é marcar mais pontos que a equipe adversária e cada time possui nove jogadoras. Os atletars devem pontuar batendo com o bastão na bola lançada e correr pelas bases do campo.

O arremesso é feito com o braço de baixo para cima, a bola é maior que a do baseball, por isso seu estilo é chamado de windmill (moinho-de-vento), pelo giro do braço que o atleta executa.

A corredora permanece na base enquanto a arremessadora faz o arremesso da bola, a base a ser conquistada pela corredora é laranja e a outra base a ser tocada pela defesa é branca. A eliminação acontece quando o arremessador acerta o corpo de seu adversário com a bola.

Tanto no softbol como no beisebol, o jogo é dividido em períodos chamados de innings. Porém a diferença está que o softbol possui sete innings, e não nove, como no beisebol. Existem outras diferenças entre os dois esportes. Os bastões de beisebol possuem 1 metro de comprimento, já no softbol não podem ultrapassar a 80 centímetros.

No beisebol a bola pode ser roubada a qualquer momento. No softbol só pode ser roubada quando a bola mão está na mão do arremessador e quando estiver em movimento.
Dependendo de quem joga este esporte as regras são modificadas como por exemplo no softbol slow-pitch onde é adicionada algumas regras contra roubar.

No Brasil este esporte é mais praticado pelas mulheres, porém não é muito popular.

As americanas ganharam medalhas nos Jogos Olímpicos de Atlanta, Sydney e Atenas.

Publicidade

Deixe uma resposta