Tecnologia e Internet

O que é Software Livre

“Software livre é todo e qualquer software que traga consigo uma licença específica para que o mesmo seja modificado e redistribuído livremente, para isso deve conter o código-fonte do aplicativo”.

Software livre é um tipo de aplicativo de computador que permite que qualquer usuário que possua conhecimentos específicos de programação possa modificá-lo da forma que desejar, para melhor se adequar ao seu uso de trabalho. Muitas vezes acontece das pessoas modificarem este software e redistribuí-lo, podendo inclusive vendê-lo, desde que o mesmo continue aberto, com o código acessível a outros usuários.

Publicidade

Software livre não é freeware, que são softwares disponíveis gratuitamente, porém estes não podem ser modificados, ao contrário do que ocorre com o software livre. É importante ficar claro que um software livre não é necessariamente grátis, o livre se refere exclusivamente ao fato de que ele possa ser usado e modificado livremente pelos seus usuários.

O código-fonte

Existem vários termos para indicar este tipo de programa, como por exemplo, software de código aberto, que significa a mesma coisa e se refere ao fato do código-fonte estar disponível a qualquer um. Quando o software é modificado e redistribuído, de acordo com as licenças próprias que regulamentam este tipo de programa, o código precisa estar tanto na versão modificada quanto na versão original e caso isso não ocorra, o software não poderá ser considerado livre. É possível e muitas vezes ocorre do aplicativo ser modificado para uso pessoal e ele não ser redistribuído ao público em geral, mas isso varia de pessoa para pessoa.

Publicidade

A licença

Um software livre pode ser usado por qualquer pessoa que o queira utilizar em seu computador. Em 1985 Richard Stallman fundou a Free Software Foundation e desenvolveu os conceitos que definiram a “liberdade” decorrente desta definição, software livre. Os conceitos criados por ele foram:

Richard Stallman

• A liberdade de executar um programa com qualquer finalidade;
• A liberdade de estudar o código de um programa para utilizá-lo e alterá-lo da forma que você desejar;
• A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar o próximo;
• A liberdade de aperfeiçoar o programa e liberar para que toda comunidade se beneficie.

Para que seu software esteja baseado nas leis que o regem como um software livre, além de publicar o código fonte, ele precisará estar acompanhado de uma licença ou outro aviso com as permissões que o definem como tal. Também é aconselhável que junto se tenha um manual do aplicativo que será atualizado pelos usuários que fizerem suas modificações.

Publicidade

Deixe uma resposta