O que é Sol?

Por: Ananda Manica

O sol é uma estrela de quinta grandeza, e está a 149.504.201 km de distância da terra. Ele é um membro de um grande grupo denominado galáxia. E existem 10 bilhões de estrelas na via láctea, que é a galáxia do homem.

O que é Sol?

O sol situa-se em uma das espiras dessa galáxia espiralada, aproximadamente a meio caminho entre a borda da galáxia e o seu centro.
De todas as estrelas estudadas, mais do que a metade tem uma parceira ou duas e revolvem uma ao redor da outra. Muitas existem aos pares ou em grupos e giram em comum, como um todo, mas elas aparecem no céu como pontos de luz individuais. O sol não tem outra estrela como parceira, ele tem uma família de planetas, chamada sistema solar. Ele contém quase toda a matéria da família, cerca de 99,8%.

A luz do sol indica a espécie de átomos dos quais ele é constituído. Ela pode ser decomposta nas cores do arco-íris. Em um instrumento denominado espectroscópio, um prisma ou rede de difração, nele encerrados, decompõem a luz em suas cores e revelam certas partes como linhas ou faixas escuras, chamadas raias de Fraunhofer. Pela sua posição, as linhas escuras evidenciam a presença de gases. Tais linhas quer claras, quer escuras, são por assim dizer as impressões digitais de elementos gasosos.

Pode-se utilizar um telescópio para estudar o sol, porém, apenas com um filtro especial é seguro olhar diretamente a ele. Um telescópio comum pode ser posicionado de tal modo que a imagem do sol seja projetada sobre um pedaço de papel ou uma tela.
As vezes podem ser vistas manchas solares e traçadas para determinar a velocidade com que atravessem toda a superfície do disco solar. Se fossem calculado os tamanhos das manchas, surpreende às vezes saber que centenas de terras seriam necessárias para cobrir uma só mancha solar.

Deixe uma resposta