Curiosidades

O que é soldagem a frio?

Este método pode ocorrer por acidente indesejado quando não existe um lubrificante.

A soldagem a frio é um processo de colagem conhecido também por soldagem de pressão a frio que ocorre através de pressão intensa das matrizes e rolos. Esta técnica não depende de calor para efetuar a colagem das substâncias.

Publicidade

Nem todos os metais funcionam com esta técnica pois alguns materiais não criam vínculo, funcionando mais com satélites ou veículos espaciais.

Este procedimento foi descoberto na década de 40 quando duas peças de metais semelhantes podiam ser ligadas no interior de um vácuo, possuindo superfícies limpas e achatadas e era aplicado uma forte sobre elas.

Publicidade

Também descobriram que ao aumentar a temperatura da superfície dos dois materiais por curto período de tempo era possível acelera as moléculas.

Este processo é pouco utilizado, mas é útil em lugares mais difíceis como tubulações subterrâneas que possuem gases inflamáveis. Também é usado para recuperar eixos gastos, consertar trincas e rachaduras.

Outras utilidades são alojamento de chaveta, desgaste em bombas e válvulas, matrizes e moldes, acabar com vazamentos. A solda a frio protege desgastes e agentes químicos e também baixas e altas temperaturas. É útil para a indústria sucroalcooleira evitando as cavidades e ferrugem nas tampas das bombas aumentando a vida útil do produto.

A soldagem em geral pode ser usado em pontes, navios, vasos de pressão, em plásticos e vidros. Também nas áreas de construção naval, civil, ferroviária, indústria aeronáutica, automobilística e indústria metalúrgica. Existem mais de 50 tipos de soldagem.

Antes de iniciar a soldagem a frio deve haver limpeza da chapa de metal, principalmente alumínios. Pode ser aplicado em matrizes de diversos tamanhos.

A solda a frio pode ocorrer também como um acidente indesejado quando duas superfícies não tem lubrificante para evitar esse atrito. Isto pode causar danos ao metal e provocar falhas mecânicas. As falhas podem acontecer em rolos ou rolamentos.

Publicidade

Deixe uma resposta