O que é Solstício?

Por: Ananda Manica

Solstício é a denominação que corresponde aos dois momentos em que o Sol atinge a sua máxima inclinação, boreal ou austral, o solstício também corresponde aos dois dias mais longos ou mais curtos do ano.

O que é Solstício?

No hemisfério Sul, o dia é mais curto e a noite mais longa em 21 de Junho, quando tem início o inverno. O contrário acontece em 21 de Dezembro, quando se inicia o verão.

Há dois solstícios, um corresponde a 21 de Junho, data que é celebrada em alguns lugares da Europa como o inicio do verão. A origem desses festejos liga-se a primitivos rituais religiosos em honra ao sol. Nesse dia, o astro solar atinge sua máxima permanência no céu do hemisfério norte, determinando o dia mais longo do ano. O solstício de inverno cai no dia 21 de Dezembro, como já foi dito anteriormente, e no hemisfério sul é ao contrário, ou seja, no dia 21 de junho, o dia mais curto do ano.

Entre os povos antigos, tais dias tinham um significado especial, pois indicavam a entrada do inverno, ou do verão.

A aparente posição do Sol varia de lugar a lugar, porque o eixo de rotação da Terra forma um ângulo de 23,5º com o plano de sua órbita. A distância que nos separa do sole o ângulo de incidência de seus raios na atmosfera variam ao longo do movimento de translação da terra. Assim, no inverno, mesmo ao meio dia, o sol não se eleva muito acima do horizonte. No verão, ao contrário, o sol fica a pino, ao meio dia, ou seja, atinge sua elevação máxima no céu.

Em regiões consideradas polares, o círculo polar ártico delimita qual será a região que não irá receber sol durante o período de solstício de inverno no hemisfério norte, o mesmo ocorre com o círculo polar antártico, que delimita qual será a região que não receberá a luz solar durante o solstício de inverno do hemisfério sul.

Deixe uma resposta