O que é soluço?

Por:

O soluço é um espasmo e fechamento da glote que dificulta a passagem do ar e produz o som do soluço. Este espasmo ocorre quando o diafragma se expandi e se contrai muito rápido.

O que é soluço?

Geralmente ocorre mais com bebês atingindo 80% deles, pois seu sistema nervoso ainda não se desenvolveu por completo. Também quando o bebê engolir ar ao mamar pode provocar soluço ou quando ele mama muito rápido. É necessário que o bebê arrote, pois se for colocado no berço com soluço pode vomitar.

O susto pode acabar com o soluço pois libera adrenalina e esta consegue inibir a contração do diafragma. Mas com um bebê pode assustar fazendo ele ficar com medo.
Também chamado de singulto que em latim é Singultus. Não é só o homem que tem outros maamíferos também apresentam soluços, como por exemplo em gatos.

As crises costumam ser passageiras e incômodas e ocorrem por ingerir muito alimento ou refrigerantes. Também podem ocorrer quando troca de temperatura, uso de cigarro ou álcool e quando a pessoa passa por muito estresse, quando a pessoa ri ou tosse muito ou ainda quando tem falta de ar.

Em alguns casos quando são persistentes podem ser por causa do metabolismo e até motivos emocionais.

Para acabar com o soluço a pessoa pode segurar a respiração ou pode até respirar dentro de um saco de papel por alguns segundos. Pressionar os joelhos dobrados em direção peito também ajuda a terminar com o soluço.

Outras formas de solucionar é comer uma colher de açúcar ou um miolo de pão, fazer gargarejos com água ou coçar o céu da boca com um cotonete.

Quando o soluço não passar e durar mais de 24 horas é necessário procurar ajuda de um médico que poderá receitar algum medicamento. Provavelmente um neurologista poderá ajudar mais.

Deixe uma resposta