Comportamento

O que é sonambulismo?

O sonambulismo é um problema em que a pessoa desperta de forma incompleta. O que acontece é que uma parte do cérebro acorda mas a pessoa está inconsciente, por isso ela faz coisas que não lembra depois. Geralmente ocorre com crianças que estão passando para a adolescência. Quem tem este problema geralmente tem algum caso na família o que representa 40% dos sonâmbulos.

Publicidade

A pessoa levanta da cama e caminha e em casos raros consegue ir para fora de casa. O sonambulismo ocorre nas primeiras horas de sono, isto é de 1 a 3 horas depois adormecer.

Geralmente o sonambulismo passa de forma espontânea e a criança volta a dormir normalmente. A família deve ficar atenta para que nada de grave ocorra. Se o problema iniciar com adultos deve ser investigado, caso tenha crises de violência, convulsão ou febre o médico dever ser procurado imediatamente.

Publicidade

Para identificar se a pessoa tem sonambulismo pode-se observar se ela senta na cama com os olhos abertos, mas o seu olhar é perdido no vazio, tem uma conversa lenta e monótona, liga e desliga as luzes, faz coisas sem sentido como pegar e guardar coisas no armário.

Geralmente não existe um tratamento específico para este problema, mas pode ser realizado um diagnóstico através de polissonografia.. É um aparelho que serve para verificar qual o distúrbio que está acontecendo com sono. Em casos raros existem remédios para amenizar os episódios. Muitas vezes o paciente está passando por estresse , ansiedade ou fadiga e estes fatores interferem no sono.

Existe um mito que acordando o sonambulo ele pode morrer, mas isso não é verdade segundo os especialistas, o que pode acontecer e ele ficar agressivo devido ao susto. No dia seguinte a pessoa não se lembra de nada que aconteceu.

Publicidade

Deixe uma resposta