Tecnologia e Internet

O que é Sonar?

Para quem pensa que sonar é uma palavra da língua portuguesa, na realidade não é, trata-se de uma sigla em inglês que quer dizer Sound Navigation And Ranging ou numa tradução livre algo como Navegação e Determinação da distancia pelo som. Para a navegação marítima se trata de um instrumento muito importante.

Publicidade

Um sistema que já foi muito útil durante as guerras para localizar submarinos e também para que fossem efetuados estudos e pesquisas acerca do oceano e o que podemos encontrar lá. É possível determinar profundidades e até mesmo depressões para que seja mais fácil durante a pesca localizar cardumes.

Um sonar funciona como um tipo de emissão de ultra-sons, aquelas ondas de alta frequência, através de aparelhos que possuem um receptor de som. Esse receptor faz cálculos que determinam a distancia e a velocidade dos objetos que se encontram embaixo da agua.

Publicidade

A partir da metade do século XX os navios passaram a ser construídos com equipamentos que faziam o recolhimento do som no fundo do oceano. A evolução dos sonares se deu quando eles passaram a produzir imagens também, em preto e branco, porém, um grande passo.

Os sonares que permitem ver imagens em preto e branco são chamados de Side-Scan Sonar. Mas, o grande passo dos sonares com toda a certeza se deu mesmo com os conhecidos Multibeams que ajudam na construção de mapas com muitos detalhes do fundo do mar. São mapas bastante representativos do que existe no fundo do mar.

Publicidade

Deixe uma resposta