Saúde e Bem Estar

O que é sonoterapia?

Sonoterapia é um tratamento onde paciente é induzido ao sono profundo. Este tratamento é utilizado para aliviar os estresse provocado pela correria do cotidiano, problemas de trabalho, família e que geralmente afetam o sono. A sonoterapia é usada também nos casos de esquizofrenia, depressões.

Publicidade

As técnicas para induzir ao sono começaram no ano de 1920. Dependendo da gravidade do problema que será avaliado pelo médico o sono pode durar até três dias. Paciente dorme na clínica e monitorado durante o sono para descobrir possíveis problemas. Segundo pesquisas realizadas 30% dos brasileiros possuem problemas com o sono. Muitas pessoas acordam cansados pois não conseguem ter uma noite de sono com qualidade.

O ideal é dormir 8 horas por dia, pois quando dormimos menos existe risco de prejudicar a saúde. Durante os sono é possível manter os neurônios ligados a memória e ao crescimento, isso ajuda ao indivíduo viver por mais tempo e ainda auxilia na cicatrização.

Publicidade

Na maioria das vezes o que atrapalha uma boa noite de sono são os problemas e a pressão do dia a dia, problemas de relacionamento e financeiros. Isto faz com que as pessoas demorem para pegar no sono. Em alguns casos o responsável é o travesseiro ou colchão inadequado.

Quando a pessoa passa mais de um mês sem dormir direito é considerado insônia crônica. A alimentação quando não está equilibrada também é um problema, pois a obesidade provoca apneia que é a interrupção da respiração durante o sono. Está doença atinge principalmente os homens entre 30 e 50 anos e a muitas vezes é necessário esta terapia para descobrir a doença.

Também uma outra alternativa é a técnica da sesta que é o hábito da pessoa repousar depois do almoço. Isto ajuda a repor as energias para suportar mais um dia de trabalho.

Publicidade

Deixe uma resposta