Tecnologia e Internet

O que é SQL?

Saiba o que é SQL e para que serve esta tecnologia.

SQL é uma linguagem de programação para manipular informações nos sistemas de gerenciamento de banco de dados. SQL é um sistema de consulta utilizado por uma grande variedade de softwares como o MySQL, SQL Server, Postgree e Oracle. SQL é uma linguagem mais fácil de se utilizar se compararmos com outras linguagens de programação, mas isso não quer dizer que seja menos poderosa, muito pelo contrário, seus recursos são bastante complexos.

Publicidade

Onde se usa o SQL

SQL é utilizado na manipulação de bases de dados e através dele você consegue inserir, remover, atualizar e pesquisar dados em um banco. Além disso o SQL possibilita que você mude a estrutura de uma tabela, ou seja, você pode mudar campos da tabela, inserir novos ou mesmo remover aqueles que não serão utilizados.

Os comandos mais comuns

Os comandos mais comuns dessa linguagem são aqueles que inserem, removem, atualizam e pesquisam registros em uma base de dados.

Publicidade

Insert: como o próprio nome indica, este é o comando que insere novos registros em uma tabela;

Delete: excluir registros de forma definitiva de uma tabela;

Update: serve para atualizar dados na tabela, alterando as informações que continham nela;

Select: obtém dados a partir de uma consulta na tabela. Ex: pesquisar todos os clientes que moram em Porto Alegre.

Cliente x Servidor

SQL manipula banco de dados seguindo um modelo cliente-servidor. Todos os comandos realizados da sua máquina serão atualizados na máquina que gerencia o banco de dados (o servidor e estes dados estarão disponíveis para todos os usuários que tenham acesso a este servidor.

Manipulando os dados

Muitas empresas utilizam a própria linguagem SQL para consultar e inserir os dados em suas bases, mas o mais comum é ter uma linguagem WEB por trás, de forma a facilitar este acesso, como é o caso do PHP ou ASP. Dessa forma, qualquer usuário pode modificar e acessar estes registros, mesmo sem qualquer conhecimento de SQL.

O papel do SQL

SQL possui um papel fundamental em como funciona a internet e na forma como nós vemos ela hoje. Graças a essa poderosa linguagem, nós acessamos os sites com toda a interação existente e com a velocidade praticamente instantânea.

Outros tipos de dados

Além de textos, é possível inserir registros de outros tipos, como por exemplo imagens, vídeos e áudio. Para isso utilizamos um tipo de dados específico, chamado de Blob (Binary Large Object) que permite colocar qualquer tipo de informação binária.

Publicidade

Deixe uma resposta